sexta-feira, 17 de maio de 2013

EVANGELIZAR vs. CRISTIANIZAR - Jamierson


EVANGELIZAR vs. CRISTIANIZAR

Qual crente não gostaria de viver num país 100% evangélico, igrejas unidas, na programação das tvs apenas conteúdo lícito para a família, leis biblicamente aprovadas, comportamento social dentro da moral e ética dos Evangelhos, enfim. 

Uma utopia? Penso que isso não seja possível, pelo menos não é aconselhável se não for fruto da uma conversão genuína. E esse processo de novo nascimento, não se dá pela legislação e pela política, nem mesmo pela doutrinação bíblica dos pecadores. Considero um abuso da nossa parte (a igreja) queremos que as pessoas vivam em santidade, sem serem santos. Como isso é possível? Absurdo total! 

Se insistirmos nisso, repetiremos o que a historia mostrou não ser eficaz, povos inteiros cristianizados, templos pagãos transformados em igrejas, deuses em ídolos banidos, mas mesmo assim o povo continuou mundano e em rebelião contra Deus e a Sua palavra. A este processo o nome que se dá é “proselitismo” ou CRISTIANIZAÇÃO!

Aos Hebreus 12:9,10, está escrito que é pela “filiação”, termo teológico que define o processo do novo nascimento (Jo 1:12; Rm 8:14; Fp 2:15; 1Jo 3), que o próprio Deus nos faz participantes da Sua Santidade (Is 6:3). Fora isso é vida de pecado mesmo... é ser escarnecedor, mundano, profano, libertino, imoral, etc. 

A Bíblia chama os não convertidos de “filhos da desobediência”. E para esses, o único remédio é o Evangelho da Cruz, pregado com poder e por um povo santo! A esse processo se dá o nome EVANGELIZAÇÃO!

É uma pena ver e ouvir crentes, pastores e igrejas querendo mudança de vida dos pecadores sem a a pregação ostensiva do Evangelho, de rua em rua, de porta em porta, de cidade em cidade! 70% dos crentes não evangelizam, e 84% nunca ganharam uma pessoa para Cristo!

"Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo (PARA OS PECADORES), redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina (PARA OS CRENTES)." (2Tm 4:2, com grifos meu)

Legenda imagem: Pintura do norueguês Peter Nicolai Arbo (1831 – 1892) representando a Batalha de Stiklestad, em 1030, onde exército cristão luta contra o exército pagão dos vikinks, que se opunha a sua tentativa de cristianização da Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Mensagem do Sermão do Monte Stott.