terça-feira, 27 de maio de 2014

Como provar que o batismo no Espirito Santo é evidenciado com o falar em línguas ? Por Themmy Lima.


Como provar que o batismo no Espirito Santo é evidenciado com o falar em línguas ?
Por Themmy Lima. 

            Quem me conhece mais proximamente, sabe que sempre ressalto, pensar melhor quando durmo. Num destes dias de sono profundo o SENHOR me despertará a respeito de uma questão aborda-do por um companheiro de ministério.
            Após encerrar meu dia de trabalho fadigado e enfrentando uma gripe inesperada, por sinal, inco-moda, resolvi estudar a Bíblia, sem ter necessariamente um texto especifico em mente dei continuidade a leitura que fazia no dia anterior em Atos dos Apóstolos, neste momento recordei-me da orientação pedida por ele.
            A pergunta era a respeito do falar em línguas.

Como provar que o batismo no Espirito Santo é evidenciado com o falar em línguas?

            Então, passei a ler textos bíblicos que corroboram à devida reposta, entretanto, não me contenta-va a resposta que eu (Themmy), queria dar.
            Entendendo que minhas interpretações carregadas de conhecimento teológico pudessem não satis-fazer com clareza e eficiência meu companheiro, foi quando o Espírito Santo, me alertou para “descansar”, entenda descansar de forma literal, então fui para cama e durante a madrugada, recebi a seguinte frase subindo ao meu coração.
            Não destrua o que o Espírito Santo construiu.
            A frase ficou marcada no meu coração, ao me levantar fui guiado para textos que compartilho com os meus leitores; Contudo, a frase do meu irmão necessita antes ser destrinchada para ser respondi-da.

Como

provar que

o batismo
no

Espirito Santo

é
evidenciado
com

o
falar em línguas?

De que maneira
Autenticar
Confissão publica
“em”
Deus
Afirmação
Mostrar
Pelo
Artigo definido
Se/comunicar ou metáfora

            Vejamos as explicações cabíveis ao teor final da pergunta.
Como                         –          quer dizer “de que maneira”
Provar que                  –          quer dizer “autenticar”
O batismo                   –          quer dizer “confissão publica”
No                              –          quer dizer “em” no sentido de estar contido
Espírito Santo              –          quer dizer “Deus” na terceira pessoa da trindade
É                                 –          quer dizer “afirmação”
Evidenciado                 –          quer dizer “mostrar ou apresentar”
Com                            –          quer dizer “pelo” a maneira de se executar
O                                –          quer dizer “artigo definido” que aponta diretamente para o que é.
Falar em línguas           –          quer dizer “se comunicar” ou também serve como “metáfora”

            Usando as relevâncias para montar a resposta:
Pergunta destrinchada: De que maneira posso autenticar uma confissão publica que Deus se comunicar comigo?

Pergunta proposta x pergunta feita:
            De que maneira posso autenticar uma confissão publica que Deus se comunicar comigo?
            Como provar que o batismo no Espirito Santo é evidenciado com o falar em línguas?

            Logo a pergunta do meu irmão não deve ser baseada “no batismo”, mas “na comunicação” que venha evidenciar o batismo no/com Espirito Santo.
            Para tanto, cabe-me expressar alguns textos que corroboram para o perfeito entendimento o melhor e mais bem apropriado texto encontra-se na passagem do livro que lia, a saber: Atos dos Apóstolos, ao qual faremos interpretação.

O Espírito Santo desce sobre os gentios. (At 10.46-48)
46 Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.
47 Respondeu, então, Pedro:
Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor.
Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
           
            Observemos que o discurso de Pedro andava em perfeito estado quando o Espirito Santo toma a dianteira do processo, (o que nos permite imaginar), há poder na Palavra, mas o convencimento só ocorre quando o Espírito Santo atua, notemos um processo importante a esta questão concernente a palavra “circuncisão”.

O simbolo do antigo sendo substituido pelo novo 
            A circuncisão no AT era o meio pelo qual o judeu identificava-se fazendo parte da aliança com Deus era sua maneira publica de mostrar ser pertencente a aliança, já no NT este processo é substituído pelo “batismo”; Eis o motivo pelo qual os que vieram com Pedro, (admiraram-se).
            Tal admiração manifesta-se porque o Espírito Santo até ao dia do Pentecostes agia de forma transitória e somente ao povo judeu, mas agora (também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo).
            Surge em cena uma nova pergunta.
            O que ou quem é o “dom”?
            O dom era a manifestação publica concedida pelo Espírito Santo de falar em línguas.
            Cabê-nos, no entanto, identificarmos que línguas falaram naquele momento.
            Não podemos e nem temos base escriturística para afirmarmos o tipo de língua que falaram, mas a probabilidade é que tenha sido a mesma “língua” ocorrida em Atos 2 quando da descida do Espírito Santo, ou seja, uma língua idiomática.
            Portanto, a maneira como demonstrarmos a manifestação do Espírito Santo agindo em nós e também em favor da Igreja é quando falamos em línguas. No Pentecostes, foi este “dom” concedido pelo Espírito Santo que permitiu a todos os apóstolos falarem em outras línguas (idiomáticas), observando que aquele tipo de língua por eles falada foi compreendida pelas pessoas de diferentes países que ali estavam. (At 2.3-13)

Episódios que resaltam o poder da igreja
            Depois deste episódio em cumprimento à palavra do profeta Joel (Jl 2.28-29), ouve outras ocorrências demonstrando e identificando o período da Igreja, que chamo de “PODER”.
a)      Em Cesaréia (At 10.46)
b)     Em Éfeso (At 19.6)
c)      Em Corinto (1Co 12—14), os dons concedido pelo Espírito Santo edifica o crente e a Igreja.
d)     Em ÊXTASE (1Co 14.2,6-19) palavras que ninguém entende.

Na primeira carta que Paulo escreve aos coríntios ele regulamenta a maneira a maneira correta que a Igreja deve usar estes dons:
a) Não é para todos, mas para alguns, por concessão do Espírito Santo. (12.8-11,29-30)
b) Deve ser para a edificação de todos dentro e fora da Igreja. (14.26)
c) Quando nos cultos deve-se falar ordenadamente, dois ou três, sendo um depois outro. (14.27)
d) Deve haver intérprete não havendo, fica-se calado (14.27-28).
e) Deve haver ordem no culto (14.23,33,40).

Algumas denominações em nossos dias principalmente as não pentecostais, até aceitam o falar em línguas, acreditam em sua ocorrência chegam a afirmar creem que existiu tal manifestação de poder, todavia, afirmam ter sido um evento apenas para o Pentecostes, que inaugurou a Igreja, mas não sendo disponível este “dom” para nossos dias.
Como pentecostal e já tendo presenciado e sentido o “PODER” do Espírito Santo em minha vida, sou inclinado a discordar veementemente destes pastores ou teólogos mais antigos, não me admira que o profeta Isaías tenha registrado que o próprio Deus falaria com seu povo de “maneira estranha”.
Deixando nas entrelinhas a possibilidade que alguns não se conectariam com o ESPÍRITO deixando de gozar deste fascinante processo. Diz-nos o texto: “Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo”. (Is 28.11)
 Certamente deva ser por isto, que o apostolo Paulo tenha alertado os coríntios a respeito do amor, mostrando que existe uma língua diferente e inteligível entre os anjos que provavelmente seja a língua que Deus se comunica com eles (os anjos) e os seres terrenos (homens), que estão conectados com ELE. “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.” (I Co 13.1)

TIPOS DE LÍNGUAS ENCONTRADA NA BÍBLIA
            Encontramos na Bíblia os seguintes tipos de língua.
1)         Língua estranha, pertencente a Deus, por inferência entendemos que o salvo participa. (Is 28.11)
2)         Língua dos anjos, segundo o apostolo pode ser repartida entre os cristãos salvos. (1 Co 13.1)
3)         Língua de fogo, que o texto grego registra como sendo “aspecto como de fogo”. (At 2.3)
4)         Língua idiomática, “outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia”. (At 2.4; 21.40)
            Existe porém, dentro da linha idiomática o desejo celestial de que os seres terrenos compreendam com exatidão o que os CÉUS lhes quer dizer, para isto utiliza-se o idioma terreno entendível.  “– E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.” (Atos 26.14); Isto nos mostra claramente que o falar em línguas evidência a presença e a manifestação do Espírito Santo que por seu prazer e necessidade se comunica com um tipo de língua inteligível para fazer-se entendido de todos.
            Ainda que como DEUS, não necessite disto, mas o faz para respeitar a fragilidade humana.

A IMPORTÂNCIA DE ATOS DEZENOVE.
            O capítulo dezenove de Atos dos Apóstolos é importante porque, a terceira viagem de Paulo mostra-nos a sequencia do derramar do ESPÍRITO cerca de 25 anos antes no dia do Pentecostes, e o mesmo Espírito que atuou no senáculo operava em Éfeso, a questão é que Lucas em nenhum momento de seus escritos deixa claro que o derramamento do Espírito se pela fé ou pelo batismo nas águas.
            A importância deste fato etá ligado a posição divina de que este dom se dá apenas quando o Espírito Santo quer se manifestar neste processo o “falar em línguas”, ressalta que a imposição de mãos se refere ao “poder atribuído a Igreja” através de seus membros.
            Paulo neste sentido é uma espécie de “chave” que libera o agir de Deus através do Espírito Santo, porém esclarecendo que o Espírito não é submisso a Paulo e nem Paulo superior a Deus, mas que ele é constituído para propagar o evangelho aos gentios, por isto, goza de poder e autoridade. “– E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.(Atos 19.6) 

POSIÇÃO QUANTO AO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
            A este respeito é necessário que observemos as três posições distintas a respeito do agir do Espírito, á saber:
1º) O que é ser “batizado” com o Espírito Santo.
            O batismo com o Espírito Santo é a evidenciação pública da ação do Espírito na pessoa que publicamente professa o NOME de Jesus como seu SENHOR e SALVADOR, não necessariamente que esta ordem tenha que ser obedecida,pois, o Espírito pode batizar no Espírito alguém que ainda não seja batizado nas águas. 
2º) O que é ser “selado” como o Espírito Santo.
            O ser selado com o Espírito Santo, é quando somos PENHOR seu, ou seja, somos sua propriedade e neste sentido o identificamos quando andamos em sua dependência, Paulo o assim registrou ao dizer que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20)
3º) O que é ser “cheio” do Espírito Santo.
            O ser cheio do Espírito Santo é a evidência que o possuímos quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor (Jo 20.22), todavia, sua atuação varia dependendo do nosso comportamento em relação ao evangelho, sabendo que não podemos atuar sozinhos por nossas próprias forças, mas através DAQUELE que em nós quer manifestar SEU PODER.(Jo 1.12)
        Espero ter respondido a pergunta do meu amigo e companheiro, observando sempre que por nós mesmos não podemos manifestar nenhum poder do Espírito Santo, pois é ELE que se manifesta edificando o templo que somos nós e a Igreja que é a NOIVA DO CORDEIRO.
         De que maneira posso autenticar uma confissão publica que Deus se comunicar comigo?
         Falando em línguas este fenômeno é conhecido como “glossolalia” composição de dois termos gregos. (de glossa = língua) e (laléo = falar).
            Logo, o falar em línguas é bíblico e é para nosso dias, pois identifica o Espírito Santo agindo em nossos dias até ao arrebatamento da Igreja, quando não mais falarei línguas naturais ou parciais, mas falarei a língua dos meus irmãos anjos na presença do meu Deus a ELE CONHECEREI E A ELE ME FAREI SER CONHECIDO.


Themmy Lima – Teólogo, exegeta e apologista.    

Bibliografia 
Bíblia de Estudo Anotada – RYRIE,Charles – Mundo Cristão – Paginas diversas. 
Bíblia de Estudo Despertamento Espíritual – CHAVES,Gilmar – Central Gospel – Paginas diversas. 
Bíblia de Estudo Genebra – WHITLOCK JR,Luder – CULTURA CRISTA – Paginas diversas. 
Bíblia de Estudo Pentecospal – STAMPS,Donald C. – CPAD – Paginas diversas. 
Comentário Bíblico Beacon Vol. 7 – EARLE, Ralfh & MAYFIELD, Josep H. – CPAD – Paginas diversas. 
Comentário Bíblico Versículo por Versículo Vol. 5 Atos dos Apóstolos – ANDERSON, J. – Edições Cristã – Paginas diversas. 
Dicionário Teológico do Novo Testamento – REID,Daniel G. – Vida Nova/Loyola – paginas 159-488-495.
Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã Vol. 1 A-C – TENNEY, Merrill C. – Cultura Cristã – paginas diversas.
Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã Vol. 2 D-G – TENNEY, Merrill C. – Cultura Cristã – paginas diversas.
Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã Vol. 3 H-L – TENNEY, Merrill C. – Cultura Cristã – paginas diversas.
O Ministério da Palavra de Deus – NEE,Watchman – Dos Classicos – Paginas. 96-100.

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