Como provar que o batismo no Espirito Santo é evidenciado com o falar
em línguas ?
Por Themmy Lima.
Quem me
conhece mais proximamente, sabe que sempre ressalto, pensar melhor quando
durmo. Num destes dias de sono profundo o
SENHOR me despertará a respeito de uma questão aborda-do por um companheiro de
ministério.
Após
encerrar meu dia de trabalho fadigado e enfrentando uma gripe inesperada, por
sinal, inco-moda, resolvi estudar a Bíblia, sem ter necessariamente um texto
especifico em mente dei continuidade a leitura que fazia no dia anterior em
Atos dos Apóstolos, neste momento recordei-me da orientação pedida por ele.
A pergunta
era a respeito do falar em línguas.
Como provar que o batismo no Espirito
Santo é evidenciado com o falar em línguas?
Então, passei a ler textos bíblicos
que corroboram à devida reposta, entretanto, não me contenta-va a resposta que
eu (Themmy), queria dar.
Entendendo que minhas interpretações
carregadas de conhecimento teológico pudessem não satis-fazer com clareza e
eficiência meu companheiro, foi quando o Espírito Santo, me alertou para
“descansar”, entenda descansar de forma literal, então fui para cama e durante
a madrugada, recebi a seguinte frase subindo ao meu coração.
Não destrua o que o Espírito Santo
construiu.
A frase ficou marcada no meu
coração, ao me levantar fui guiado para textos que compartilho com os meus
leitores; Contudo, a frase do meu irmão necessita antes ser destrinchada para
ser respondi-da.
Como
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provar que
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o batismo
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no
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Espirito Santo
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é
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evidenciado
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com
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o
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falar em línguas?
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De que maneira
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Autenticar
|
Confissão publica
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“em”
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Deus
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Afirmação
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Mostrar
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Pelo
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Artigo definido
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Se/comunicar ou metáfora
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Vejamos as explicações cabíveis ao
teor final da pergunta.
Como – quer dizer “de que maneira”
Provar que – quer dizer “autenticar”
O batismo – quer dizer “confissão publica”
No – quer dizer “em” no sentido de estar
contido
Espírito
Santo – quer dizer “Deus” na terceira pessoa da trindade
É – quer dizer “afirmação”
Evidenciado – quer
dizer “mostrar ou apresentar”
Com – quer dizer “pelo” a maneira de se
executar
O – quer dizer “artigo definido” que
aponta diretamente para o que é.
Falar em
línguas – quer dizer “se comunicar” ou também serve como “metáfora”
Usando as relevâncias para montar a
resposta:
Pergunta destrinchada: De que maneira posso autenticar uma
confissão publica que Deus se comunicar comigo?
Pergunta proposta x pergunta feita:
De que maneira posso autenticar uma
confissão publica que Deus se comunicar comigo?
Como provar que o batismo no
Espirito Santo é evidenciado com o falar em línguas?
Logo a pergunta do meu irmão não
deve ser baseada “no batismo”, mas “na comunicação” que venha evidenciar o
batismo no/com Espirito Santo.
Para tanto, cabe-me expressar alguns
textos que corroboram para o perfeito entendimento o melhor e mais bem
apropriado texto encontra-se na passagem do livro que lia, a saber: Atos dos
Apóstolos, ao qual faremos interpretação.
O Espírito Santo desce sobre os
gentios. (At 10.46-48)
46 Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a
Deus.
47 Respondeu, então, Pedro:
Pode alguém,
porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também
receberam, como nós, o Espírito Santo?
48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor.
Então,
rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Observemos que o discurso de Pedro
andava em perfeito estado quando o Espirito Santo toma a dianteira do processo,
(o que nos permite imaginar), há poder na Palavra, mas o convencimento só
ocorre quando o Espírito Santo atua, notemos um processo importante a esta
questão concernente a palavra “circuncisão”.
O simbolo do
antigo sendo substituido pelo novo
A circuncisão no AT era o meio pelo
qual o judeu identificava-se fazendo parte da aliança com Deus era sua maneira
publica de mostrar ser pertencente a aliança, já no NT este processo é
substituído pelo “batismo”; Eis o motivo pelo qual os que vieram com Pedro,
(admiraram-se).
Tal admiração manifesta-se porque o
Espírito Santo até ao dia do Pentecostes agia de forma transitória e somente ao
povo judeu, mas agora (também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito
Santo).
Surge em cena uma nova pergunta.
O que ou quem é o “dom”?
O dom era a manifestação publica
concedida pelo Espírito Santo de falar em línguas.
Cabê-nos, no entanto, identificarmos
que línguas falaram naquele momento.
Não podemos e nem temos base
escriturística para afirmarmos o tipo de língua que falaram, mas a
probabilidade é que tenha sido a mesma “língua” ocorrida em Atos 2 quando da
descida do Espírito Santo, ou seja, uma língua idiomática.
Portanto, a maneira como
demonstrarmos a manifestação do Espírito Santo agindo em nós e também em favor
da Igreja é quando falamos em línguas. No Pentecostes, foi este “dom” concedido
pelo Espírito Santo que permitiu a todos os apóstolos falarem em outras línguas
(idiomáticas), observando que aquele tipo de língua por eles falada foi compreendida
pelas pessoas de diferentes países que ali estavam. (At 2.3-13)
Episódios que resaltam o poder da igreja
Depois
deste episódio em cumprimento à palavra do profeta Joel (Jl 2.28-29), ouve
outras ocorrências demonstrando e identificando o período da Igreja, que chamo de
“PODER”.
a) Em Cesaréia (At 10.46)
b) Em Éfeso (At 19.6)
c) Em Corinto (1Co 12—14), os dons concedido pelo Espírito
Santo edifica o crente e a Igreja.
d) Em ÊXTASE (1Co 14.2,6-19) palavras que ninguém entende.
Na
primeira carta que Paulo escreve aos coríntios ele regulamenta a maneira a
maneira correta que a Igreja deve usar estes dons:
a) Não é
para todos, mas para alguns, por concessão do Espírito Santo. (12.8-11,29-30)
b) Deve
ser para a edificação de todos dentro e fora da Igreja. (14.26)
c) Quando
nos cultos deve-se falar ordenadamente, dois ou três, sendo um depois outro.
(14.27)
d) Deve
haver intérprete não havendo, fica-se calado (14.27-28).
e) Deve
haver ordem no culto (14.23,33,40).
Algumas
denominações em nossos dias principalmente as não pentecostais, até aceitam o
falar em línguas, acreditam em sua ocorrência chegam a afirmar creem que
existiu tal manifestação de poder, todavia, afirmam ter sido um evento apenas
para o Pentecostes, que inaugurou a Igreja, mas não sendo disponível este “dom”
para nossos dias.
Como
pentecostal e já tendo presenciado e sentido o “PODER” do Espírito Santo em
minha vida, sou inclinado a discordar veementemente destes pastores ou teólogos
mais antigos, não me admira que o profeta Isaías tenha registrado que o próprio
Deus falaria com seu povo de “maneira estranha”.
Deixando
nas entrelinhas a possibilidade que alguns não se conectariam com o ESPÍRITO
deixando de gozar deste fascinante processo. Diz-nos o texto: “Pelo que por lábios gaguejantes e por língua
estranha falará o SENHOR a este povo”. (Is
28.11)
TIPOS DE LÍNGUAS ENCONTRADA NA BÍBLIA
Encontramos na Bíblia os seguintes
tipos de língua.
1) Língua estranha, pertencente a Deus,
por inferência entendemos que o salvo participa. (Is 28.11)
2) Língua dos anjos, segundo o apostolo
pode ser repartida entre os cristãos salvos. (1 Co 13.1)
3) Língua de fogo, que o texto grego
registra como sendo “aspecto como de fogo”. (At 2.3)
4) Língua idiomática, “outras línguas
conforme o Espírito Santo lhes concedia”. (At 2.4; 21.40)
Existe porém, dentro da linha
idiomática o desejo celestial de que os seres terrenos compreendam com exatidão
o que os CÉUS lhes quer dizer, para isto utiliza-se o idioma terreno entendível.
“–
E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica:
Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os
aguilhões.” (Atos 26.14); Isto
nos mostra claramente que o falar em línguas evidência a presença e a
manifestação do Espírito Santo que por seu prazer e necessidade se comunica com
um tipo de língua inteligível para fazer-se entendido de todos.
Ainda que como DEUS, não necessite
disto, mas o faz para respeitar a fragilidade humana.
A IMPORTÂNCIA DE ATOS DEZENOVE.
O capítulo dezenove de Atos dos
Apóstolos é importante porque, a terceira viagem de Paulo mostra-nos a
sequencia do derramar do ESPÍRITO cerca de 25 anos antes no dia do Pentecostes,
e o mesmo Espírito que atuou no senáculo operava em Éfeso, a questão é que
Lucas em nenhum momento de seus escritos deixa claro que o derramamento do
Espírito se pela fé ou pelo batismo nas águas.
A importância deste fato etá ligado
a posição divina de que este dom se dá apenas quando o Espírito Santo quer se
manifestar neste processo o “falar em línguas”, ressalta que a imposição de
mãos se refere ao “poder atribuído a Igreja” através de seus membros.
Paulo neste sentido é uma espécie de
“chave” que libera o agir de Deus através do Espírito Santo, porém esclarecendo
que o Espírito não é submisso a Paulo e nem Paulo superior a Deus, mas que ele
é constituído para propagar o evangelho aos gentios, por isto, goza de poder e
autoridade. “– E, impondo-lhes Paulo as
mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como
profetizavam.” (Atos 19.6)
POSIÇÃO QUANTO AO BATISMO COM O
ESPÍRITO SANTO.
A este respeito é necessário que
observemos as três posições distintas a respeito do agir do Espírito, á saber:
1º) O que é ser “batizado” com o
Espírito Santo.
O batismo com o Espírito Santo é a
evidenciação pública da ação do Espírito na pessoa que publicamente professa o
NOME de Jesus como seu SENHOR e SALVADOR, não necessariamente que esta ordem
tenha que ser obedecida,pois, o Espírito pode batizar no Espírito alguém que
ainda não seja batizado nas águas.
2º) O que é ser “selado” como o
Espírito Santo.
O ser selado com o Espírito Santo, é
quando somos PENHOR seu, ou seja, somos sua propriedade e neste sentido o
identificamos quando andamos em sua dependência, Paulo o assim registrou ao
dizer que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20)
3º) O que é ser “cheio” do Espírito
Santo.
O ser cheio do Espírito Santo é a
evidência que o possuímos quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor (Jo 20.22), todavia, sua atuação varia
dependendo do nosso comportamento em relação ao evangelho, sabendo que não
podemos atuar sozinhos por nossas próprias forças, mas através DAQUELE que em
nós quer manifestar SEU PODER.(Jo 1.12)
De que maneira posso autenticar uma
confissão publica que Deus se comunicar comigo?
Falando
em línguas este fenômeno é conhecido como “glossolalia” composição de dois
termos gregos. (de glossa = língua) e (laléo = falar).
Logo, o falar em línguas é bíblico e
é para nosso dias, pois identifica o Espírito Santo agindo em nossos dias até
ao arrebatamento da Igreja, quando não mais falarei línguas naturais ou
parciais, mas falarei a língua dos meus irmãos anjos na presença do meu Deus a
ELE CONHECEREI E A ELE ME FAREI SER CONHECIDO.
Themmy Lima –
Teólogo, exegeta e apologista.
Bibliografia
Bíblia de Estudo Anotada – RYRIE,Charles – Mundo Cristão – Paginas diversas.
Bíblia de Estudo Despertamento Espíritual – CHAVES,Gilmar – Central Gospel – Paginas diversas.
Bíblia de Estudo Genebra – WHITLOCK JR,Luder – CULTURA CRISTA – Paginas diversas.
Bíblia de Estudo Pentecospal – STAMPS,Donald C. – CPAD – Paginas diversas.
Comentário Bíblico Beacon Vol. 7 – EARLE, Ralfh & MAYFIELD, Josep H. – CPAD – Paginas diversas.
Comentário Bíblico Versículo por Versículo Vol. 5 Atos dos Apóstolos – ANDERSON, J. – Edições Cristã – Paginas diversas.
Dicionário Teológico do Novo Testamento – REID,Daniel G. – Vida Nova/Loyola – paginas 159-488-495.
Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã Vol. 1 A-C – TENNEY, Merrill C. – Cultura Cristã – paginas diversas.
Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã Vol. 2 D-G – TENNEY, Merrill C. – Cultura Cristã – paginas diversas.
Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã Vol. 3 H-L – TENNEY, Merrill C. – Cultura Cristã – paginas diversas.
O Ministério da Palavra de Deus – NEE,Watchman – Dos Classicos – Paginas. 96-100.
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