sexta-feira, 22 de maio de 2015

Um passeio pela história dos avivamentos. Para entendê-lo o que precisamos? Por Themmy Lima


Por. Themmy Lima


Primeira parte

perguntas e respostas
sobre a História
dos avivamentos.

 Introdução:

AVIVAMENTO – um passeio pela história dos avivamentos.
Para entendê-lo o que precisamos?

Para entender o processo de avivamento, é necessário antes, entender a instituição do Pentecostes então entender a ação de Deus através das Festas estabelecidas em que se estabelecem os costumes judaicos. É através destas festas que iremos entender a trajetória do avivamento (pentecostes), no meio evangélico pentecostal.

Quadro ilustrativo

Em Levítico 23 Deus estabelece 7 festas como descritas a seguir:

FESTA
DURAÇÃO
PERÍODO
REFERÊNCIAS
Páscoa
1 dia
*15 á 22 Abibe
(Lv 23.15 – 1Co 15.20)
Pães Asmos
7 dias


Primícias
1 dia

**Um feixe de espigas (Lv 23.10-11)

7 x 7 = 49
+ 1 = 50 dias
Entre Primícias e Pentecostes há um intervalo sete semanas
+ 1 dia.

Pentecostes - ou
Colheita - ou
Semanas


(Lv 23.15-16)
(Êx 23.16)
(Dt 16.10)
*dois pães de trigo (Ef 2.14; Jo 11.52)
Trombetas
1 dia

Início do ano civil de Israel
Expiação
1 dia


Tabernáculos

7 dias 15 á 21 Tisri ***



*Páscoa, Pães Asmos e Primícias – eram todas realizadas no mesmo mês em “Abibe”.
**Entre a terceira festa “Primícias” e a quarta festa “Pentecostes” existe um detalhe importante.
Na festa das Primícias (Lv 23.10-11) o feixe trazido aponta para a aproximação dos judeus ante Deus.
Na festa do Pentecostes os dois pães que eram trazidos apontam para a Igreja. (reunidos judeus e gentios)
Para compreendermos melhor esta posição devemos entender: (Js 5.10-12 com Jo 12.24)
Num feixe os grãos estão apenas presos à espiga, mas distintos um dos outros, já o pão são diferentes o trigo é o mesmo, mas os grãos passam por uma transformação tornando-se um todo.
O derramamento pentecostal fez isto, com a Igreja conforme lemos em Atos dois.
***Trombetas, Expiação e Tabernáculos – eram todas realizadas no mesmo mês em “Tisri”.

Perguntas alteradas para melhor entendimento.
1) Qual tipo de prioridade deve existir para o avivamento, considerando-se as diferenças culturais?
RESPOSTA – Nenhuma prioridade.
Porque o avivamento independe da cultura para que ocorra, visto estar baseado em três bases indispensáveis:
1. – o candidato – (o crente)
2. – o batizador – (o Senhor Jesus)
3. – o elemento – (o Espírito Santo)
            No entanto a “prioridade” só pode ser aplicada ao candidato que precisa perseverar em três ações:
1. Obediência (Lc 24.49, At 1.12-14) ....................a desobediência é entrave (At 5.32)
2. União e unidade (At 1.14; 2.1 – Ef 4.3)
3. Oração (At 1.14)
2) Qual deve ser o julgamento necessário para o avivamento?
RESPOSTA – O “julgamento” para o avivamento é um processo que só emana de Deus.
A palavra julgamento: – é o oficio de/para se proferir decisão sobre a causa.
A este sentido o “oficio” é o Pentecoste e a “causa” o avivamento.
Esta questão é bem definida pela Bíblia da seguinte forma. (At 1.7)

3) Tomas Edison afirmou:
A inquietação e o descontentamento são as primeiras necessidades a serem supridas no processo de
“avivamento”, mas também são necessárias para motivá-lo.
Que acha?
RESPOSTA – Tomas Edison foi um hábil inventor, mas penso ter sido pouco conhecedor da Bíblia.
Um homem dotado de uma sabedoria extraordinária, porém voltada para a necessidade humana, porque não canalizou este conhecimento para a espiritualidade requerida pela Bíblia.
Posto uma breve definição sobre Tomas Édison, é apropriado voltarmos para as palavras que dão sentido a pergunta, “inquietação” e “descontentamento”.
A psicologia – disciplina aplicada ao estudo do comportamento e das funções mentais define inquietação e descontentamento da seguinte forma:

·         A inquietação é o estado de preocupação que causa o desassossego, que por sua vez, impede o repouso, a paz, a tranqüilidade, gerando o nervosismo.

·         O descontentamento é a perda ou falta de contentamento (alegria), que gera desagrado, desgosto, desprazer. Além de que é o Sinônimo para a insatisfação.

A Bíblia a este respeito diz: “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11.28-30)
Observe que: cansaço, opressão, alívio, aprendizado, mansidão, humildade, descanso, suavidade e leveza são atribuições estudadas na psicologia.
E Jesus há 2000 anos já tratava este assunto por que dizia respeito a “alma”.

4) George Verver descreveu o cristianismo atual como uma esquizofrenia ou dicotomia da vida cristã.
(a separação entre fala e vida – compromisso declarado e prática)
Um nível baixo de espiritualidade cria “aparência de piedade”, mas nega o seu poder. (2Tm 3.5)

RESPOSTA – Entendendo a relação entre “esquizofrenia ou dicotomia”.
Antes de tudo, associar o comportamento humano com esquizofrenia é não entender o que seja esquizofrenia.
Esquizofrenia – é o termo que designa um conjunto de psicoses cujos sintomas apontam a existência de uma dissociação da ação e do pensamento, expressa delírios, alucinações. (através de sintomas auditivos, labiais e afetivos).
Dicotomia e tricotomiaEste dois gêneros definem o pensamento calvinista e arminiano, os defensores do calvinismo defendem a dicotomia e os defensores do arminianismo defendem a tricotomia, vejamos o que cada um propõe.
Os dicotomistas ensinam que o homem compõe-se de duas partes ou divisões, material e imaterial, isto é, o corpo e alma. (que a alma e o espírito são a mesma coisa)

v Teoria foi defendida por: Atanásio, Teodoreto e Agostinho.
v Base para defender seus pensamentos: (Gênesis 2.7) Então formou o Senhor Deus o homem do pó da
terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou ser alma vivente.

Os tricotomistas ensinam que o homem compõe-se de três partes ou divisões, isto é, DE CORPO,
ALMA E ESPÍRITO.
v Essa teoria foi defendida por: Clemente de Alexandria, Orígenes e Gregório de Nissa.
v Base para defender seus pensamentos: (I ts 5.23) O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo.

RESPOSTA Com relação a 2 Timóteo 3.5”.
As primeiras questões a serem resolvidas ainda que com brevidade são:
Quem foi George Verwer? E Porque fez esta afirmação?

Ø  Quem foi George Verwer? – George Verwer (nascido em 03 de julho de 1938) é o fundador da Operação Mobilização (OM), uma organização de missões cristãs. Verwer escreveu vários livros sobre vários temas cristãos.
Ø  Porque fez esta afirmação? – Porque é defensor do discipulado radical como “única” opção legítima para as pessoas que acreditam em Jesus.

Discordo do ponto de vista de Verwer, porque (Dt 32.1-4) discorre sobre três tipos de doutrina para o desenvolvimento da vida cristã, existindo significante diferença entre o desenvolvimento de cada cristão.

5) Temos existido algum avivamento nos últimos anos ou apenas foco? (avivamento coletivo ou individual)
RESPOSTA O avivamento nunca é individual, mas sempre coletivo.
O que ocorre é que pessoas fazem parte do “grupo de avivamento”, e goza individualmente do avivamento coletivo.
Pois é o ESPÍRITO SANTO que se manifesta na pessoa.
Portanto, o avivamento por ser uma promessa está ocorrendo desde Atos dois (2), até nossos dias e estará disponível para a Igreja até que esta seja retirada. (2 Ts 2.7)
Entre a promessa do Espírito em (Jl 2.28-32) até (At 2.1-4) temos um período de aproximadamente 800 anos, seria estranho dizer que foi somente para aquele período o derramamento do Espírito e não estando disponível para nossos dias.
6) Uma das características do avivamento é a unidade espiritual? (explanar)
RESPOSTA Para uma resposta mais abrangente é antes de tudo, necessário definir o sentido da palavra “característica” para depois entender a unidade espiritual.
“Característica significa – “qualidade distintiva fundamental”, ao passo que “unidade” – é ”o termo de comparação entre grandezas da mesma espécie”.

A Bíblia propõe da seguinte forma estes duas palavras.
Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;” (At 2.1)
Ou seja, estavam todos com a mesma espécie de grandeza com as mesmas qualidades distintivas fundamentais para o avivamento.
Para se entender o cumprimento deve-se antes entender a união.

Ø  reunidos” – este termo além de “unidade” aponta para “obediência” ao mando de Jesus.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49)

Ø  cumprindo-se” – esta é a obediência requerida por Jesus, (ficai), por isso, seguramente a promessa do Espírito anteriormente estabelecida em Levítico só aconteceu pela obediência registrada em Atos 2.

Ø  O Pentecostes 15 Depois, para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. 16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, oferecereis nova oferta de manjares ao SENHOR. 17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao SENHOR.” (23.15-17)

Ø  O tempo para o Pentecostes – “Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara, começarás a contar as sete semanas.

7) Apesar das distinções entre os termos, avivamento “histórico e atual”, pode haver unidade?
RESPOSTA esta resposta já ocorreu no item 6.

8) Sendo o avivamento uma necessidade constante. Pode significar que ele tem vida limitada?
RESPOSTA A meu ver esta é uma pergunta incongruente.
Num primeiro momento entende-se que “necessidade e limitação” não combinam.
Necessitamos no avivamento e também do pentecostes, mas não temos poder sobre a regência (limitação) do agir do Espírito Santo, tanto no pentecostes como no avivamento.
Isto seria subordiná-lo a atuação imposta pelo parecer humano, Além de uma falha grave contra o Espírito é por fim anti-biblico.  (é o que podemos chamar de “movimento”, mas não avivamento)

As palavras de Jesus definem seu ministério terreno – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a
destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10.10)

Avivamento é VIDA E Jesus É a vida.
Logo, a Igreja sem o avivamento (vida) do Espírito não possuí a preparação espiritual necessária para seu arrebatamento.
Contudo, Jesus deixa entender que ele ainda trará vida a quem está morto.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;(Jo 11.25)
Concernente a salvação Jesus fez um paralelo entre “VIDA E IRA”.
A salvação (avivamento) é a base para vermos:
– A VIDA (Jesus) ou permanecermos sobre
– A IRA (justiça de Deus)
A este respeito Ele disse:
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo 3.36)
A garantia da vida eterna com avivamento:
10 Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez,
porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12  Quem tem o Filho têm a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5.10-12)


 segunda parte

os Avivamentos
pela história.

Personagem:
[1]Jerônimo Savonarola
Período:
1452 – 1498 = 46 anos
Feito:
O primeiro grande precursor da reforma


Savonarola foi um pregador, cheio do fogo do espírito Santo, a base de sua pregação o juízo de Deus, contra o vício, a corrupção e o crime dentro da própria Igreja.
Devido suas pregações o povo passou a abandoado as leituras torpes da época para ler seus sermões e deixaram os cânticos mundanos para ouvir os hinos a Deus.
Se o ambiente na política de Roma fosse o mesmo da Alemanha teria sido Savonarola o percussor da Reforma e não Lutero.
O avô de Jerônimo era um grande médico, sua família esperava que ele fosse o sucessor, mas seu negócio era com Deus, passava horas em oração, ainda jovem, Deus passou a falar-lhe em visões, convicto de que as visões eram do Senhor reiniciou suas pregações desta vez com voz de “trovão” devido à unção restauradora que estava sobre ele o povo ao ouvi-lo saiam atordoados pelas ruas.
A unção era tão forte que certa vez ao ministrar no púlpito veio-lhe uma visão o que o paralisou por 5 longas horas.
Isto fez com que o povo saísse de suas casas as 0:00 horas para estará a frente da catedral quando ele começasse a pregar.
O avivamento na política – Lorenzo de Médici regente de Florença sentiu o peso do poder que estava sobre Savonarola, este profetizou que Lorenzo, o papa e Napoleão morreriam dentre de um ano e realmente aconteceu.
Um novo sucessor ao papa surgiu e este mandou em 1498 que ele fosse queimado em praça pública, não sem antes proferir palavras que ficaram na história. “O SENHOR SOFREU TANTO POR MIM!”

Personagem:
[2]João Bunyan
Período:
1628 – 1688 = 60 anos
Feito:
O sonhador imortal

O escritor de “O Peregrino” se destacou na história como “o sonhador imortal” muito conhecido por seu livro, mas pouco conhecido como um dos maiores homens de oração já levantados por Deus.
Ainda criança e filho de pais muito pobres, devido seus esforços, aprendeu ler e a escrever, isto o afastou dos beberrões da cidade ocasionando conhecer sua futura esposa que era de família cristã. Mais tarde escreveu sobre o ministério “O Espírito Santo não quer que os homens enterrem seus talentos e dons, mas antes que despertem esses dons”.
O que resultou em suas ministrações literalmente sentir “dores de parto” para que nascessem filhos para Deus. Certo dia ao terminar uma destas ministrações um ouvinte dirigiu-se a ele e disse: “pregastes um bom sermão”, sua resposta foi imediata. “Não precisa me dizer isso, o diabo já cochichou a mesma coisa no meu ouvido antes de sair da tribuna”.
Suas mensagens eram carregadas do poder do espírito e a única saída para calar-lhe era prendê-lo, encarcerado proferiu as seguintes palavras. “Nunca tinha sentido a presença de Deus ao meu lado em todas as ocasiões como depois de ter sido encarcerado...”
Quando lhe ofereciam a liberdade ele dizia se eu sair daqui hoje, amanhã estarei pregando mais fervorosamente para voltar depois de amanhã, ficou preso por 12 anos.
Seu ministério terminou aos 60 anos, mas recebeu o título de “Bispo Bunyan”. Foi com o corpo aprisionado que ele tinha seu espírito liberto, pois, foi na prisão que escreveu suas obras.



 “Um tição tirado do fogo”, com este eslogam começa a história de um dos maiores avivalistas da história, com a casa em chamas milagrosamente John foi salvo através de uma escada humana.
40 anos mais tarde em um culto de vigília no dia 09/02/1750 John recorda-se de ter sido neste dia que havia sido tirado das chamas. (Zc 3.2)
Um grande historiador Inglês registrou: “Foi devido ao GRANDE AVIVAMENTO, COMO SENDO A INFLEÊNCIA QUE SALVOU a Inglaterra de uma revolução igual à que, na mesma época, deixou a França em ruínas”.
Uma mulher diferente – A escrita de um biógrafo registrou o avivamento na Inglaterra da seguinte forma: “Não se pode traçar a história do “Grande Avivamento” do século passado (1700), sem dar uma grande parte da herança merecida à mãe de John e Carlos Wesley; isso não somente pela educação que deu aos filhos, mas por causa da direção que deu ao avivamento”.
Sua mãe dizia: - “Para formar a mente de uma criança, a primeira coisa é vencer-lhe a vontade. A obra de instruir o intelecto leva tempo e deve ser gradual, conforme a capacidade da criança, Ma o subjugar-lhe a verdade deve ser feito de uma vez, e quanto mais cedo tanto melhor...Depois, pode-se governar a criança pela razão e piedade dos pais, até chegar o tempo de a criança poder também exercer o raciocínio”.
O ensino – Susana Wesley marcava a data de 5 anos das crianças para dar inicio a alfabetização e começava ler o primeiro capítulo da Bíblia, ninguém era presenteado com choro na sua casa. O maior avivamento testemunhado por Wesley foi cultural.
            Aos 80 anos de idade apesar do físico franzino considerava coisa insignificante caminhar uma légua e meia para pregar. (+ oi – 7.200 Km.)
Aos 24 anos duas grandes ocorrência em um enterro ganhou sua primeira alma para Jesus, e foi separado ao diaconato.      



terceira parte

REGISTROS e
perseguições contra a igreja


REGISTROS DA HISTÓRIA DA IGREJA
DEMONSTRAM na ATUALIDADE
a continuidade DOS DONS ESPIRITUAIS E O BATISMO NO ESPIRITO SANTO.
                          
Já em nossos dias o senhor Emilio Conde fez uma excelente justificação quanto ao título do livro lançado em 1951. “O TESTEMUNHO DOS SECULO”, na oportunidade lançado pela CPAD.
Ele afirmou na história da igreja, os séculos dão o melhor testemunho de que o avivamento é continuidade dos dons derramados no dia de pentecostes.
Temos visto milhares de crentes que se rendem ao Senhor, claramente desejosos por se submeterem a ELE, recebimento o batismo e os dons.
O medido Lucas registrou  que o apostolo Pedro pregou para multidão atônica no dia de pentecostes. (At 2.38)
Mais adiante no mesmo livro descreve que os crentes que acompanhavam Pedro na casa de Cornélio, (At 10.45), foram maravilhados com os dons uma dádiva dos céus aos que crêem.
 Através dos séculos encontramos o SENHOR derramando SEU ESPIRITO SANTO, sobre a Igreja, há sem dúvida fatos históricos que ligam o movimento pentecostal atual com o movimento do principio da Igreja. .
            Este é um principio sob a regência do ESPIRITO SANTO, não é uma ação humana foi Jesus quem disse: “o vento assopra aonde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. (Jo 3:8)

A não divulgação na história
Por que os historiadores não foram prodígios nos relatos dos avivamentos que se manifestaram no cristianismo a partir do segundo século?
            A esta pergunta Emilio Conde aponta algumas razões:

*      Eles foram muitas vezes mal informados a respeito do caráter espiritual desse despertamento.
*      Deixaram de registrar o que realmente aconteceu.
*      Havia interesse em esconder a verdade sobre esses avivamentos.
*      Algumas pessoas desejavam esmagar manifestações, apontadas como fanatismo e heresia.
*      Muitos informaram coisas torpes a respeito.
*      Os detentores do poder não viam com bons olhos as manifestações do ESPIRITO SANTO.
*      As mensagens eram acompanhadas por uma repreensão aos maus governadores.
*      Os cleros temiam essas manifestações, porque elas falavam de um caminho mais excelente.
*      Condenavam inovações que começavam a entrar na igreja.
*      Castigavam sem piedade os que se desviavam para a verdade.

Conde concluiu:
"ora, é claro que diante de tanta pressão, poucos historiadores se atreviam a contar os fatos tal qual aconteciam: não estavam dispostos a contrariar os poderosos, publicando coisas palas quais pudessem ser tachados de hereges. Eis porque a historia não registra muitas cenas de avivamentos que ocorreram”.

Com a intervenção mascarada da igreja católica e do estado o resultado foi que o espírito Santo, passou a atuar de forma espaçada na história em diversos lugares diferentes, ações que fizeram com que o registro fosse de igual modo garantido. Mesmo através desta forma de atuação desde os primeiros séculos sabermos que os avivamentos do ESPIRITO SANTO têm ocorrido. Entretanto, o pouco que encontramos é mais que suficiente para provar que o pentecostes se tem repetido e se está repetido ainda, portanto, o pentecostes foi o prelúdio, o inicio de outros pentecostes que a historia registra.

 AVIVAMENTOS NA EUROPA
Após a reforma a história da igreja evangélica  na Alemanha não é muito alegre.Foi um período sombrio marcado por disputas teológicas fúteis,de discórdias entre luteranos e reformados que somente veio a se encerrar com a chamada "formulada concórdia"em 1577.  

OS PIETISTAS – Neste período floresceu na Alemanha um movimento que visava renovar a igreja, este movimento foi chamado de “PIETISMO". Seus lideres foram os pastores Felipe Jacó Espiner (1635-1705), juntamente Augusto Herman, pregavam sem rodeios sobre o pecado e seus efeitos e a necessidade de arrependimento. Entre os que foram atingidos pela palavra ungida dos pietistas estava o conde Nicolau Zizenford (1700-1760).
       
OS MORÁVIOS – O conde Zizenford reuniu em suas terras um grupo de pessoas remanescentes da obra de Jhon Huss, estabelecendo-se em condado, formação desta comunidade que tomou o nome de hermut. Em 21/8/1732 partiram para índia os primeiros missionários morávios. Em 1832, após um século de atividade missionária, os morávios contavam com 41 estações missionárias, 40.000 convertidos batizados e 208 missionários. Cinqüenta anos depois contavam com 700 estações missionárias 83.000 convertidos batizados 335 missionários. Até pouco tempo os morávios enviaram um missionário a cada 25 membros.
            Uma pergunta – Não é um desafio para nós


AVIVAMENTO EVANGÉLICO NA INGLATERRA

Personagem:
John Wesley
Período:
1703 – 1791 = 88 anos
Feito:
A tocha tirada do fogo

Na Inglaterra a igreja anglicana estava em decadência espiritual.
O unitarismo infectou as igrejas presbiterianas e as batistas de forma geral.
Foi um período turbulento, porem, DEUS começou a soprar um vento de restauração a partir do País Gales, através da pregação poderosa de três homens:
1.      Griffith Jones
2.      Dael Rowlands e
3.      Hawel Harris.

O METODISMO – Numa época em que a igreja anglicana caíra num formalismo sem vida, DEUS levantou John Wesley e George Withefield para pregar a palavra de DEUS no poder do Espírito Santo.
            John WESLEI, CHARLES WESLEI e WITHEFIELD e outros estudantes da universidade de OXFORD, fundaram em 1729 o CLUBE SANTO, com objetivo de aprofundarem mais a piedade cristã.
Eram muito metódicos em afazeres.
Por zombarem alguns de seus colegas, os apelidaram de metodistas. Em 1735, Withefield encontrou perdão para seus pecados, sentiu como dizia "uma paz inexprimível".
Seu primeiro sermão era sobre pecado, que escandalizou a muitos, porem, quinze pessoas foram salvas. Withefield rejeitava por completo a falsa doutrina da regeneração batismal que era pregado na igreja anglicana, ele pregava a premente necessidade do novo nascimento como Jesus ensinou.
Orlando Boyer nos diz que Withefield pregava a 10 mil pessoas diariamente.
Ele foi um dos mais poderosos pregadores de todos os tempos, homem de jejum e oração.
Conta-se que quando pregava sobre um cego caindo no abismo, à descrição que fez foi tão viva que um dos ouvintes começou a gritar: ele caiu, o cego caiu.
Quando George Withelfield visitou a América em 1738, na época colônia, causou impacto profundo num jovem ministro chamado Jonatas Eduards.
Estudiosos afirmam que o movimento liderado por Wesley e Withelfield salvou a Inglaterra de uma revolução igual a revolução dos francesa.
Não podemos deixar de mencionar a grande contribuição musical para a igreja, de Charles (1708-1788), o grande hinólogo do metodismo.

O impacto metodista
            O metodismo fortaleceu a posição evangélica no país, levando operários e lavradores a uma experiência real, com DEUS. Apenas no fim do século é que a classe alta da igreja anglicana foi atingida pelo avivamento.
Os primeiros evangélicos eram pastores espalhados pela Inglaterra, como John Newton (1725-1807), um jovem devasso, mercador de escravos que se converteu a Cristo. Ele é autor do famoso hino "amazing grace". (Graça Maravilhosa)
O movimento evangélico teve outros homens de valor como Charles Simeon de Cambridge, foi quem influenciou o famoso Henri Martin tornar-se missionário. A seita clapham foi um núcleo evangélico que buscava um despertamento há ao mesmo tempo uma reforma social. William Wilbeforce (1759-1833) destacou-se em seus esforços para a libertação dos escravos.
John Howard (1726-1790) e Elizabeth Fry (1780-1845) lutaram pela reforma, contra o desumano sistema prisional.
            ROBERT RAIKES em 1780 fundou a primeira escola dominical, que dava as crianças tão desassistidas instrução bíblica e educação elementar, caligrafia e matemática. Os evangélicos tinham profundo interesse pelo evangelismo através da literatura. Fundaram a sociedade de folhetos em 1799, e sociedade bíblica britânica e estrangeira em 1804.

OS AVIVAMENTOS NA AMÉRICA
Com a colonização anglo-saxônica no norte continente americano, criava-se uma esperança de encontrar a rota marítima para as riquezas da Ásia, matérias primas, bem como mercado para um comercio rentável, porém ,não obstante a isso,muitos cristãos viram uma possibilidade de fugir da perseguição na pátria mãe e outros ainda a possibilidade de falar de cristo a pessoas que jamais tinham ouvido o evangelho. Surge então o período do grande avivamento de 1703-1758

O GRANDE AVIVAMENTO por Jonathas Edwards /1703-1758

Personagem:
Jonathas Edwards
Período:
1703 – 1758 = 55 anos
Feito:
O Grande avivalista

            No inicio do século 18 foi marcado pelo declínio de fervor e moral nas colônias.
A nova geração não sentia o zelo e a piedade dos primeiros puritanos peregrinos.
Somente uma minoria inexpressiva freqüentava as igrejas.
Nesta época de frieza e desanimo, DEUS levantou um dinâmico jovem pastor chamado Jonatas Edwards (1703-1738), homem de grande erudição e cheio do Espírito SANTO, formo-se precocemente em haye.
Aos 13 anos já dominava o GREGO, o HEBRAICO e o LATIM.
Aos 17 anos tornou-se pastor de igreja congregacional em North Hampton em Massachussets.
Não obstante ler os seus sermões "pecadores nas mãos de um DEUS irado", ilustra o poder com que pregava. James Packer diz que ele era dotado de um dom único de fazer as idéias adquirir vida, através da brilhante precisão com que as expunha.
Podia fazer duas horas parecerem 20 minutos.
As mensagens de Jonathas desencadeavam um movimento espiritual poderoso na nação que ficou conhecido como “O grande avivamento".
            Jonathas cria na necessidade da conversão pessoal e ele mesmo passara por ela, perdeu o púlpito de sua igreja por exigir dos membros da sua igreja um testemunho pessoal de salvação. Dai tornou-se missionário aos índios em STOKBRIDGE, e neste tempo escreveu seus livros mais importantes:
1.      A liberdade da vontade e o
2.      Pecado original
Em 1757, foi escolhido reitor da universidade de Pricenton, e ao tomar vacina contra varíola, a própria inoculação lhe transmitiu uma febre muito alta e faleceu em 1758. Edwards foi o mais importante teólogo pentecostal que já surgiu neste lado do atlântico.
Em New Jersey, Gilbert Tennant pastor da igreja presbiteriana de New Brunscik em 1728, começou a pregar de uma forma tão ungida que despertou a sua igreja a as adjacências. Em fim todas as populações da colônia foram sacudidas pelo grande avivamento e as igrejas congregacionais, batistas e presbiterianas cresceram em membresia e em poder.
Os resultados do grande avivamento foram maravilhosos.
Cerca de 30 a 40 mil pessoas foram salvas e mais 150 novas igrejas foram plantadas na nova Inglaterra, numa população de 300 mil pessoas. As famílias foram moralmente fortalecidas. Universidades como PRINCETON, Colúmbia, Hampden-sidney foram criadas para preparar os ministros para as igrejas que iam sendo fundadas.

SEGUNDO GRANDE AVIVAMENTO (1787)
Em 1787 um novo reavivamento ocorreu na universidade Hampden-sidney chamando atenção dos estudantes para o seu estado espiritual, chegando até as igrejas. O avivamento chegou a Yale em 1802, sob a liderança de Timothy Dwight (1752-1817), neto de Jonathas Edwards, cujas mensagens simples e profundas acabaram com a incredulidade dos alunos. O avivamento chegou ao oeste que vivia um estado moral deplorável. O consumo de bebidas alcoólicas era alto e o índice de imoralidade alarmante.
O avivamento espiritual contribuiu para o fortalecimento da moral no oeste americano.
A embriaguez e a obscenidade deram lugar ao pudor e a modéstia.
Em dez anos, mais de 10 mil pessoas uniram-se somente a igreja batista em Kentucky, neste período de oração e em 1786 foi implantada a escola dominical.
O avivamento também manifestou a preocupação com a obra missionária, foi fundada a junta americana de comissões para missões estrangeiras, como resultados das reuniões de oração no monte feno, de Samuel Mille (1783-1818).
Entretanto, o mais conhecido nome do segundo avivamento foi CHARKLES G. FINNEY (1792-1895), um advogado convertido em 1821, que trouxe inovações que tornaram - se eficientes, como cultos anunciados previamente, linguagem coloquial na pregação, horários não padronizados para os cultos, e citação de nomes em oração publicas e a criação do lugar dos aflitos onde as pessoas com inquietações espirituais poderiam ir.
Após a guerra civil, destaca-se a figura de DWIGT L. MOODY, que conseguiu combinar o reavivamento com a evangelização de massas. Após excursões evangelísticas bem sucedidas na Inglaterra, fundou a sociedade para a evangelização de Chicago em 1886, de onde surgiu o “Instituto Bíblico Moody”.
Seus sucessores neste novo tipo de evangelização mundial foram; Ruben Archer. Torrey, Gyspy, Billy Sunday, e desde 1949, Billy Gran é o mais proeminente evangelista internacional.

RESULTADOS DO SEGUNDO GRANDE AVIVAMENTO
Alem dos milhões que se converteram á Cristo, o aviamento promoveu profundas mudanças que incluíam até mesmo reformas sociais.
O aviamento expôs a ignorância dos duelos á espada e revolver, e através, do avivamento foram abolidas a prisão por divida e feita uma reforma prisional.
O avivamento despertou a consciência das igrejas sobre a vergonha da escravidão.
Charles Finney foi incansável em seus esforços abolicionistas.
O livro de Harriet Beecher Stowe – “A Cabana do Tomas”, faz o movimento crescer".

A IMIGRAÇÃO PROTESTANTE
Depois de inúmeras investidas dos franceses e holandeses o Brasil no período colonial, ficou sem testemunho evangélico. Luteranos alemães chegaram ao Rio Grande do Sul em 1823 para trabalhar na terra. Os luteranos se estabeleceram, mas não tinham propósito de evangelizar os brasileiros.
Em 1868, rev. Hermann Brochard (chegou em 1864) e outros colegas fundaram o sínodo evangélico alemão da província do Rio Grande do Sul, que foi extinto em 1875.
Em 1886, Rev. Wilhelm Rotermund (chegou em 1874) organizou o sínodo rio-grandense, que se tornou modelo para outras organizações similares. Até o final da segunda guerra mundial as igrejas luteranas permaneceram culturalmente isoladas da sociedade brasileira.

PROTESTANTISMO MISSIONARIO
O movimento missionário estava despertado por sucessivos avivamentos espirituais a América do norte. O que chamou atenção dos evangélicos para o Brasil foi a leitura dos livros "reminiscências de viagens e permanecias nas províncias do sul do Brasil" e do missionário metodista Hans Daniel Kidder, bem como os livros do luterano Jean de Lery “Viagem a terra do Brasil” despertaram vocações para o brasil.

Um período em que calvinistas tornaram-se arminianos
através do MOVIMENTO PENTECOSTAL
O pentecostalismo é resultado de uma grande sede espiritual e em razão desta sede muitos grupos passaram a buscar a DEUS intensamente. Cristãos de varias denominações buscavam naqueles tempos de modernismo teológico e abandono da bíblia, um verdadeiro derramar do poder do alto.
Com a chegada dos dois grandes avivamentos nos Estados Unidos, do pietismo, do metodismo e do avivamento evangélico na Europa, pregadores calvinistas, luteranos e arminianos passaram a enfatizar o arrependimento e a piedade e a vida cristã.

A influência DO AVIVAMENTO PENTECOSTAL no SECULO 19
O final do século 19 e início do século 20, foi um tempo de incertezas, duvidas e uma época de imensa sede espiritual. De um lado, um decadente abandono das verdades bíblicas e de outro um dogmatismo frio e legalista, tomaram conta das igrejas.
Grupos de crentes criam e buscavam um poderoso avivamento vindo da parte de DEUS.
Dentre estes crentes simples, estavam os alunos do pequeno “Bethel Bible College”, em Topeka um estado americano do Kansas.
Esta escola foi fundada em 1900, por Charles Parhan, pastor metodista do movimento de santidade. Pouco antes do natal começaram a estudar o livro de Atos dos Apóstolos, e então, ao estudar o capitulo 2 ,chegaram a conclusão que as línguas são evidencia inicial deste batismo de poder.
 Uma aluna chamada Agnes Ozman pediu aos colegas que impusessem as mãos sobre ela para que recebesse o batismo no Espírito Santo.
115 PESSOAS estavam presentes na véspera do ano de 1901 buscando a face do Senhor quando Agnes receou o batismo no Espírito Santo. Foi a primeira pessoa que temos noticia a ser batizadas no ESPIRITO SANTO no século 20.

O AVIVAMENTO DA RUA AZUZA 1909
Por cinco anos Parhan e seus alunos pregaram o evangelho da fé apostólica por todo o sudoeste americano. Embora Parhan fosse bem sucedido nalgumas reuniões, coube a um aluno seu, William Seymor, ser o difusor do movimento pentecostal.
Seymor era um pregador do movimento holiness... (santidade)
Em 1906, Seymor foi pregar numa igreja de ascendência africana do movimento hollines, é bom dizer que esta altura, Seymor ainda não era batizado no ESPIRITO SANTO, porém, sem ele o saber, iria conduzir uma das maiores reuniões avivalistas da igreja, o chamando “avivamento da Rua Azuza” de 1909.
Em pouco tempo, a igreja de Seymor beirava 1.3 mim pessoas. Em todo o país, o avivamento da Rua Azuza se reproduziu, e na cidade de Chicago em particular, onde dois jovens imigrantes suecos receberam a promessa.
E posteriormente DEUS os comissionaria para o Brasil.

 Registros e Pensamentos

Fala de Severino Gonçalves no facebook dia 14/05/15  (Severino Goncalves - 19 h · Portugal).
 · 
QUANDO SE PERDE A GRAÇA.
NO MÍNIMO SE FAZ GRAÇA OU AFUNDA LOGO NA DESGRAÇA!

Acabei de ver parte de uma mensagem "pentecostal" nos gideões. Como o cidadão tem a coragem
e cíniquez de agredir a interpretação bíblica, mentir, apelar e a massa ainda dá glória a Deus.
São estes hereges e adulteradores da Palavra que estão nos grandes congressos.
Com 30 anos de estrada, ministrando em EBO, Convenções e reuniões de ministros, ainda não
aprendi a técnica sugestiva e manipuladora que eles praticam.
Tipo: Diga para seu irmão.
Profetize pra ele, abrace e ore com ele, pule com ele etc. 
Mas uma mensagem do trono da Graça tem descido sempre ao meu coração.
Aí vem à diferença. Crer no Poder da Palavra e na unção do Espírito Santo.
Mais de 30 países ao redor do mundo, com apenas uma mensagem...Calvário.
São estas e outras razões porque não quero ser "pentecostal".
Pentecostal na ótica do pula-pula, do auê e do oba- oba.
Pentecostal dos paganismos evangélicos.
Pentecostais dos montes e re-té-tés alienados e divorciados da Palavra de Deus. Pentecostais que
pagam pedágios para aparecer nos grandes palanques e holofotes do estrelismo hodierno. 
Não quero ser pentecostal.
Deixem continuar sendo crente.
Sabendo que:

CALVÁRIO SEM PENTECOSTES GENUÍNO É UMA TRAGÉDIA.
E PENTECOSTES SEM CALVÁRIO É UMA PIADA!
By. Severino Gonçalves.



Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal – STAMPS, Donald – CPAD – Diversas Paginas.
Enciclopédia Filosófica – CORBISIER, Roland – Vozes – Diversas Paginas.
Fogo Estranho – MACARTHUR, John – Thomas Nelson – Diversas Paginas.
Heróis da Fé – BOYER, Orlando – CPAD – Diversas Paginas.
História Aclesiástica – CESARÉIA, Eusébio – CPAD – Diversas Paginas.
História do Evangelho no Brasil – ALMEIDA, Edgard – Edições Cristãs – Diversas Paginas.
Lições Bíblicas 2º trimestre de 2011 – CABRAL, Elienai – CPAD – Diversas Paginas.
Nomes e Temas da Filosofia Contemporânea – ABBAGNANO, Nicola – Publicações Dom Quixote – Diversas Paginas.
Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo – CURTIS, A. Kenneth – LANG, J. Stephen – PETERSEN, Randy – VIDA – Diversas Paginas.
Revista Obreiro – SOUZA, Ronaldo Rodrigues de – CPAD – Diversas Paginas.   
Teologia Pentecostal – Diversos Autores – CPAD – Diversas Paginas.



[1] Base livro Heróis da Fé – paginas 7-11 – CPAD.
[2] Base livro Heróis da Fé – paginas 32-38 – CPAD. 

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