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João 10.22-
“E em Jerusalém
havia a Festa da Dedicação, e era inverno.”
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Mas porque este nome é voltado a
mais um mistério na cultura judaica?
Procurarei apresentar abaixo sua história e simbologia.
Procurarei apresentar abaixo sua história e simbologia.
A inauguração
No ano 168 a.C. quando houve a inauguração do Templo em
Jerusalém, segundo a tradição o azeite usado para iluminar as lâmpadas do
candeeiro havia acabado, mas um vasilhame
lacrado foi achado seu recipiente
continha o suficiente para iluminar um dia, ao usá-lo estabeleceu-se o inacreditável
ele manteve-se aceso por longos oito dias.
Esta ação sobrenatural atribuída a Deus, fez com que os judeus
passem a comemorar o Hamucá durante oito dias, a começar de 25 Kislev.
Esta comemoração se dá neste período em decorrência da
rebelião da Judéia contra o domínio dos
Macabeus. A comunidade judaica nutre o sentimento de admiração e ao mesmo tempo
uma espécie de impregnação de esperança, como se Deus sempre estivesse intervindo
pela nação.
O hamucá é considerado a festa menor entre as festas
judaicas, durante oito dias, acende-se diariamente uma vela, num candelabro
especial (Hamukiá), e celebras-se alegremente esta festa nos lares.
Derivação
Para uma melhor e mais detalhada explicação sobre o “Menorah”
é indicado o Livro “Esclarecendo Pontos Polêmicos da Bíblia”, onde faço uma
abordagem elástica sobre o tema, mas o Hamukiá é uma derivação do Menorah que
dá origem ao “hânukkâ”.
Este deriva do menorá que nada mais é que (um candelabro),
possui sete braços.
Estes braços assim como o centro que seria a base representam
os sete dias da criação.
A história vai apontar em direção da vitória do povo judeu,
contra os “selêucidas”; Mas afinal quem eram estes tais?
Sobre os selêucidas
Quando Alexandre o
Grande havia conquistado o Império Aquemênida, não muito tempo depois morreu e
jovem, não deixando herdeiros para um vasto império
de cultura parcialmente helênica.
Mas seu
forte senso de lideranças prevaleceu mesmo após sua morte, fazendo com que seus
generais (os diádocos) interviessem em luta na tentativa de obter supremacia
sobre o império deixado. Um desses generais se destacou entre os diádocos, seu
nome era Seleuco, que se estabeleceu na Babilônia em 312 a.C. – este é o ano
que geralmente é usado para definir a data da fundação do Império Selêucida.
Suas
ações tomaram campo imenso chegando ate a Grécia, fato que tomará corpo na história no século 2 a.C., quando os selêucidas uma dinastia de origem
grega que dominava parte da Ásia na época tomaram e pilharam um templo sagrado
para os judeus em Jerusalém durante três anos. No ano 165 a.C., os judeus finalmente
conseguiram expulsar os selêucidas.
A reconquista
Quando o templo sagrado foi reconquistado, encontraram um
único cântaro (vaso) de óleo puro inviolado, que seria suficiente para manter
aceso o menorá durante apenas um dia.
Milagrosamente, o óleo durou oito dias", afirma o rabino Henry
Sobel.
Para comemorar esse milagre, os judeus criaram um feriado
chamado Chanuká, ou "Festa das Luzes", que acontece no fim de
novembro ou durante o mês de dezembro. Oito dos nove braços do candelabro usado
durante esse período de celebração correspondem aos oito dias do feriado.
Teologia histórica
O termo ocorre oito vezes no hebraico e duas em cada uma
das porções aramaicas de Esdras e Daniel.
O substantivo é muito conhecido por causa do seu uso no
período intertestamentário, quando designa o reestabelecimento da adoração no
templo após a profanação por Antíoco Epifânio. Esta festa de “hãmukkâ” é mencionado
em João 10.22.
Bibliografia:
Esclarecendo Pontos Polêmicos da Bíblia
Volume 2 - LIMA, Themmy - Editora Mundo Teológico – Paginas 141 – 148.
Pequeno Vocabulário do Judaísmo -
schlesinger, Hugo – Edições Paulinas
– Pagina 102.
Dicionário Internacional de Teologia
do Antigo Testamento – HARRIS, R. Laird e outros – Editora Vida Nova – Paginas493/493.
Já esta disponível no Blog a resposta feita por meu filho Mattheus.
ResponderExcluirSó acessar e curtir. http://www.themmy-lima.blogspot.com.br/#!http://themmy-lima.blogspot.com/2015/09/o-que-e-hanukka-themmy-lima.html