Lição 1

A Carta aos Hebreus e a
Excelência de Cristo
Texto Áureo
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Verdade Prática
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“Havendo Deus,
antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,”
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Por meio de Cristo, Deus revelou-se de
uma forma especial e definitiva ao seu povo.
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Nm 12.6,8 Dt 4.30; Gl 4.4; Ef 1.10; Jo
1.17
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Introdução: A
carta aos hebreus visa mostrar a supremacia da fé cristã em relação ao judaísmo
primitivo.
Muitos
profetas falavam na época profecias que contradiziam os propósitos de DEUS, mas
para o judeu dar atenção as palavras dos profetas eram o mesmo que sentir em si
a voz de Deus.
Para o judeu, a pior desgraça
que lhes poderia acontecer era o silêncio profético.
O Verdadeiro profeta era “um
grito na noite”. (hebraísmo)
Os profetas foram agentes
da revelação divina, mas não foram à revelação divina.
Deus então começa cumprir
através de Hebreus o que falou em Deuteronômio. (Dt 18.18-19)
Diziam “Deus é compaixão, não
concessão”.
EXEGESE – Textual de Hebreus 1-14
Hb 1.1
Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas
maneiras,
aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos
dias, pelo Filho.
Destacam-se três palavras importantes
no texto, a saber:
“falado e falo-nos” – ler Is 1.2 (pa)
“muitas vezes” – Nm 12.6,8 com Êx 33.20-23
“últimos dias” –
Gr. Eschaton = (εσχατου) Ap 1.1 – Dt 4.30; Gl 4.4; EF 1.10; Jo 1.17
Hb1.2 –
Herdeiro = termo grego usado como divisão que o pai fazia entre os filhos.
Mas, o termo hb. Aponta para “senhor
possuidor ou soberano”
Mundo – entenda-se “eras”. Gr. “aionas”
Hb 1.4 –
“mais excelente do que os anjos” = os judeus tinham os anjos em alto valor e
conceito, veja o caso p.ex. de Estevão (AT 7.53) ou de Paulo (Gl 3.19) os
judeus então acreditava que sua LEI havia sido entregue por milhares de anjos,
assim o escritor aos Hebreus procura registrar a supremacia do Deus-Homem como
superior a eles.
Por quê?
Porque na
criação os judeus entendiam que “façamos
a nossa imagem” (Gn 1.26) dizia respeito à Du’s e aos anjos; tanto que o
(Targum de Jonatã ben Uzziel) – traduz a sentença como “Façamos o homem a nossa
própria imagem”.
Hebreus 1.6 E, quando outra vez introduz no
mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de
Deus o adorem.
Mateus 4.11 Então, o diabo o deixou;
e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
Hebreus 2.7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,
de glória e de honra o coroaram e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.
Hb 1.5 –
Filho = não deve ser aplicado como filiação de iniciação, mas como componente
intrínseco na composição Trinitária, assim como o pensamento é distinto da
alma, mas ao mesmo tempo não pode ser separado. “O Filho é eternamente gerado
pelo PAI eterno, e apesar de distinto – o que não quer dizer separado –, o
Filho jamais diminui as perfeições do PAI.” (Jo 1.1 cf. Hb 1.5)
Hb 1.6 – O
problema nesse vers. volta-se para a palavra “outra vez” mal traduzida
que deveria ser “novamente” faz menção à (Dt 32.43; Sl 97.7)
Qual
foi a vez anterior que Jesus veio a terra?
Hb 1.7 –
anjos e ministros = cita Sl 104.4 – apontando para uma mutualidade dos anjos.
(veja pg. 87 A Excelência da Nova Aliança em Cristo)
Temos nestes vers., duas variantes, a saber, “os anjos” e
“os ministros”.
Os anjos = são considerados como o vento, por três motivos:
(1) mistérios – não sabem sua composição, (2) força – são capacitados
extraordinariamente por Deus e (3) invisibilidade – não podem ser vistos a não
ser que Deus o permita, mas podem em ambas as situações serem percebidos.
A Bíblia nos mostra essa verdade sobre os anjos através dos quatro
ventos de Deus pelo planeta.
1-Quadin – (Leste) 1Rs
18.41-46 *vem
do deserto e faz crescer a vegetação.
2-Daron ou Teman (Sul) Is 21.1 / Lc 12.54-55 *trás calor e tempestade.
3-Safon (Norte) Js 13.27 /
PV 25.23 *fresco e
também portador de geadas
4-Sirol (Oeste) *vem
do mediterrâneo é o ar mais quente do mundo.
Ministros – “fogo ou abrasador” pode apontar para as
qualidades que o fogo pode exercer:
(1)
rápidos, (2) poderosos, (3) terríveis –
aludindo ao juízo provavelmente por fogo uma vez que o próprio Deus afirmou não
mais destruir o mundo como o fez através da água. (Gn 8.21)
Hb 1.8 –
“Cetro” = bastão de comando próprio de quem possui autoridade, poder e é soberano.
– “equidade” = julgamento justo.
Ester
4.11
Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei bem
sabem que para todo homem ou mulher que entrar ao rei, no pátio interior, sem ser
chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para
ele o cetro de ouro, para que viva; e eu, nestes trinta dias, não sou
chamada para entrar ao rei.
Ester
5.2
E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava no
pátio, ela alcançou graça aos seus olhos; e o rei apontou para Ester com o cetro
de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou e tocou a ponta do cetro.
Ester
8.4
E estendeu o rei para Ester o cetro de ouro.
Então, Ester se levantou, e se pôs em pé perante o rei,
Hb
9-14 aponta para a Criação que não é nosso foco.
Bibliografia
ALMEIDA,
Bíblia de Estudo – SBB – ALMEIDA, João Ferreira – págs. Diversas.
PENTECOSTAL,
Bíblia de Estudo – CPAD – STAMPS, Donald – págs. Diversas.
COMPLETA,
Bíblia Judaica – VIDA – STERN, David H.
– págs. Diversas.
HEBREUS,
Série Comentários Bíblicos – FIEL – CALVINO, João – págs. 41-43.
CRISTO,
A Excelência da Nova Aliança – CETRAL GOSPEL – WILEY, Orton H. – págs. 43-97.
CRISTO,
A Supremacia de – CPAD – GONÇALVES, José – págs. 9-29.
DAVI,
Os Tesouros de – CPAD – SPURGEON, Charles H. – págs. 973-976.
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