Ponto de vista dos membros
do Grupo Mundo Teológico em relação aos 500 anos da Reforma.
31/10/2017 – Pr.
Antônio José de Souza Cantarelli
Lutero pregou contra a ideia bizarra de "uma
moeda no cofre e um pedaço do céu é garantido". Hoje não é uma moeda, mas
dinheiro em espécie para se ganhar um pedaço da terra, eis a teologia da
prosperidade, que não está de toda errada, mas o céu de Lutero e a justificação
pela fé mudaram de foco, o céu se transferiu pra terra e a justificação pelo
sangue de Cristo se condicionou ao dízimo.
31/10/2017 – Pr. Natalício
A reforma foi um acender da
luz em meio as trevas do catolicismo da idade média, mas foi uma luz em meio a
densas trevas, os reformadores não tinham toda a verdade, mas apenas a verdade
que podiam suportar na época.
31/10/2017 – Pb Nilson Gomes
Meus irmãos graça e paz. Quero
deixar aqui a palavra de um padre de um grupo que eu participo.
Caros amigos do Grupo – Julguei
oportuno abster-me até hoje de uma reflexão mais aprofundada sobre a iniciativa
de Lutero que hoje completa 500 anos.
Mas é desonesto omitir a
própria opinião num grupo que preza pelo debate, que sabe escutar o
contraditório (salvo algumas exceções) e que tem pessoas de bem colaborando reciprocamente
para o crescimento de todos.
Deixarei, portanto, minha
reflexão na forma de um artigo que me representa.
Agradeço a todos pela paciência
e simpatia para comigo:
Revolução Protestante - 500
Anos
Por Cardeal Gerard Muller
Há uma grande confusão hoje em
dia no que diz respeito à figura de Lutero, e convém deixar claro que, do ponto
de vista da teologia dogmática e da doutrina da Igreja, ele foi responsável,
não por uma reforma, mas por uma revolução, isto é, uma mudança total dos fundamentos
da fé católica. Tampouco seria realista afirmar que sua intenção tenha sido
apenas a de lutar contras alguns abusos no uso das indulgências ou contra os
pecados da Igreja da Renascença. Abusos e pecados, sempre os houve dentro da
Igreja, não só durante o Renascimento, mas ainda nos dias de hoje. Constituímos
a Santa Igreja em virtude da graça de Deus e dos sacramentos, mas todos os
homens pertencentes a ela são pecadores, todos precisam de perdão, de
arrependimento, de penitência.
Não podemos aceitar que a
reforma de Lutero seja entendida como uma reforma da Igreja, em sentido
católico.
Esta distinção é muito
importante. Em seu livro de 1520, De Captivitate Babylonica Ecclesiæ, aparece
com absoluta clareza que Lutero renunciou a todos os princípios da fé católica,
da Sagrada Escritura, da Tradição apostólica, do magistério do Papa e dos
Concílios, do episcopado. Nesse sentido, Lutero destruiu o conceito de
desenvolvimento homogêneo da doutrina cristã, tal como explicado na Idade
Média, e chegou a negar os sacramentos como sinais eficazes da graça neles
contida, substituindo essa eficácia objetiva por uma fé subjetiva. Lutero
aboliu cinco sacramentos e, além disso, negou a Eucaristia: o seu caráter
sacrificial e a conversão real da substância do pão e do vinho no Corpo e
Sangue de Jesus Cristo. E não só isso. Afirmou que o sacramento da ordem, tanto
episcopal quanto presbiteral, é uma invenção do Papa — para ele, o Anticristo
—, e não parte da Igreja de Jesus Cristo. Nós, porém, cremos que a hierarquia
sacramental, em comunhão com o sucessor de Pedro, é um elemento essencial da
Igreja Católica, e não apenas o princípio de uma organização humana.
É por isso que não podemos
aceitar que a reforma de Lutero seja entendida como uma reforma da Igreja, em
sentido católico. Só é católica a reforma que significa uma renovação na graça
e nos costumes da fé de sempre, uma renovação espiritual e moral dos cristãos,
e não uma “refundação”, uma “nova” Igreja.
É, portanto, inaceitável
afirmar que a reforma de Lutero tenha sido “um evento do Espírito Santo”. Ao
contrário, foi algo contra ele, pois o Espírito Santo auxilia a Igreja a
preservar sua continuidade por meio do Magistério…
31/10/2017 – Pb. Nilson Gomes:
Ele falando da reforma, creio
ser de grande valia sobre o tema proposto, é um pouco grande, daí a necessidade
da reforma, a mente do catolicismo; Do ponto de vista pessoal do Cardeal Gerard
Muller, em seu texto pode até haver um MIX de verdade e mentira, contudo, afirmar
que Cristo estabeleceu sua IGREJA em Pedro começou a ver, pois aí a visão
herética deste homem e seu clero; o que dizer então: "Que a Reforma
proposta por Lutero não teve por objetivo tamanha façanha?" - É no mínimo insano,
ele (Cardeal Gerard Muller), queria que continuasse os absurdos heréticos
construídos pela igreja humana dos "papas"; penso evidentemente que
não.
Foram inúmeras as artimanhas
do catolicismo para destruir a igreja de Cristo, todas e até hoje sem sucesso.
Lutero deu o pontapé inicial Deus deu sequencia.
Por isso creio que
necessitamos de mais Luteros hoje, para trazer uma reforma neste evangelho
prostituído que se prega ,vendendo suas indulgências como amuletos para se alcançar a tão esperada
vitória, precisamos combater até os dias de hoje..
31/10/2017 – Tonny
Eis nós aqui, o somos nós a
voz de Deus para proclamar liberdade aos cativos dar vista aos cegos e
promulgar o tempo da graça do Senhor, uma vez que temos a unção do Espírito
Santo sobre nós.
31/10/2017 – Pb Nilson Gomes:
Concordo, somos a igreja do
Arrebatamento, somos a voz profética no século 21,não vamos nos calar, triunfaremos
em cristo Os padres dizem que a ICAR, está acima das escrituras, em poder e
autoridade
31/10/2017 – Marilda P. Dias
Creio que este vídeo é muito
importante
31/10/2017 – Luiz Flavio
Curvelo
É pastor Themmy, a contra
reforma continua até hoje, inclusive através dos intelectuais católicos e suas
mentiras. Não foi a toa que os jesuítas controlaram o Brasil, para não ver o
resultado da reforma alemã e suiça se concretizar aqui na Pindorama.
Mas, voltando ao Novo Mundo,
quem cuidou bem do patrimônio do Vaticano foram os jesuítas. Eles se aboletaram
nas Américas, abriram colégios, tomaram conta da educação, e os livros de
História contavam mentiras sobre mentiras contra os Protestantes. Todos os
brasileiros cresceram pensando que Martinho Lutero havia se rebelado contra a
Igreja de Roma, com inveja de Tetzel na venda das indulgências. Durante quase
dois séculos as guerras religiosas foram devastando a Europa e a vida se tornou
mais insuportável do que na Idade Média. O título de Maria como Corredentora começou
a ser ventilado antes da Reforma. Esta crença foi se alastrando em todos os
setores católicos.
A Deusa do 3º milênio
31/10/2017 – a Pr. Antônio José de Souza Cantarelli
O sentimento de hostilização e
ódio que se instalou e se manteve ao exemplo do que aconteceu na Inglaterra se
perpetua nos dias de hoje.
31/10/2017 – Luiz Flavio Curvelo
Quando o Papa JP2 fala de amor
entre os cristãos, desejando abraçar todo mundo, ele se esquece de
completamente de que o seu ofício está alicerçado nos dogmas do Concílio de
Trento, que ainda continuam em vigor. Uma dessas leis é que todos os hereges
devem ser sumariamente liquidados! As Leis Canônicas do século 16, quando se
realizou este Concílio, ainda permanecem robustas e somente por causa da
democracia mundial é que elas estão hibernando, até a chegada do Anticristo.
31/10/2017 – Pr. Antônio José de Souza Cantarelli
Por isso chamo isso de
"rescaldo" da Reforma. Quando vejo esses pastores midiáticos vejo uma
nova performance no modelo de tempos sombrios quando se cobrava caro por um
pedaço de céu. Vejo ainda o arquétipo de Catarina de Aragão, Maria Tudor a
conhecida "rainha sanguinária" e Izabel Tudor nas figuras desses
homens que se dizem profetas e usam o meio de comunicação para brigarem entre
eles e atacarem os outros. É nítido as expressões desse a homens carregada de
ódio e todos dizendo que falam no nome de Deus. A Izabel Tudor na noite que foi
coroada mandou degolar 300 sacerdotes católicos. A Maria de Tudor mandou matar
católicos e anglicanos de modo cruel para defender sua fé católica. Quando eu
escuto Malafaia, Magno Malta, Edir Macedo se pronunciando me lembro dessas
figuras odiosas que mancharam as aspirações da Reforma.
O preletor deve se pronuncia:
1) Teologia Liberal. 2. Teologia Ortodoxa. 3. A teologia Pentecostal e
apresentar a hermenêutica de Tomás de Aquino e Agostinho e depois a
hermenêutica do "solo scrptura". Se isso não for abordado será lamental.
Pois a interpretação é a espinha dorsal das nossas convicções e que nos separam
no ontem e nos últimos 100 anos.
É interessante que a Reforma
se consolida nos EUA. Não obstante a teologia sistemática ainda seja alemã; a
práxis e a teologia dispensacionalista ser americana. Muitos bebem na teologia
contemporânea americanizada e isso influenciou substancialmente a visão escatológica
em relação ao povo judeu e a parousia. Olhamos para esse terreno com os olhos
dos teólogos americanos.
Dentre esses Cyrus Scolfield
31/10/2017 – Pr. Antonio José de Souza Cantarelli
Eu continuo protestante porque
protesto com indignação e não ódio contra a "grande meretriz" e seus
filhos bastardos que beberam do vinho de sua prostituição. A Reforma foi
viesada.
Protesto contra esse evangelho
carregado de interesses escusos e até com ódio por parte de alguns quando a
concorrência passou assumir o lugar da reconciliação. Observem, é indignação e
não hostilização.
31/10/2017 – Pr. Antonio José
de Souza Cantarelli
John Wyclife um século antes
da Reforma criou o conceito de "igreja invusivel" e "igreja
visível" a primeira era a reunião daqueles crentes que embora no seio da
grande meretriz não bebesse de seu vinho.
Jonh Huss morreu queimado
recitando o salmo 23 por dizer que o papa era a própria besta do
Apocalipse. Jerônimo Savonarola pregou o
arrependimento em Florença. Muitos se converteram e por pregar a verdade foi
enforcado e queimado.
Os lolardos seguidores de
Wycliffe foram perseguidos pela igreja católica. Não tiveram tanta influência,
mas, morreram por defender a obediência a Deus e sua palavra e não ao papa.
Todos estes reformadores
tinham algo em comum: viam na igreja católica a matriz do Apocalipse; a Jezabel
do Apocalipse 2:20. Morrer como eles morreram talvez este servo aqui não
tivesse tamanha coragem. Mas não sou pusilamine em defender o que eles
acreditavam. Vendo as romarias de Fátima, o círio de Nazaré em Belém, a
idolatria em Aparecida e em Guadalupe, a conclusão que chego é a mesma.
Como disse Habemas filósofo
alemão quando participou de um fórum teológico com o cardeal Ratzinger: "a
fé a despeito da secularização nunca esteve tão viva como em tempos mais
sombrios". Ninguém para a Igreja. Ninguém detém esta obra. Haja o que
houver.
Passam-se séculos e séculos.
Como uma instituição que começou com doze homens pudesse avançar pelos séculos
no meio das façanhas e emboscadas humanas tendo como o maior inimigo o diabo
pudesse resistir e continua tão viva como nos dias remotos? Só tem uma
explicação, Jesus é o seu pastor. Parabéns Igreja Protestante.
31/10/2017 – Luiz Flavio
Curvelo
Sem dúvidas, se não fora o
Senhor a igreja de Cristo logo de cara iria virá mais um partido religioso em
Israel. Mas, como Deus é soberano, não permitiu.
Haja vista o concílio de
Jerusalém na década de 40 do primeiro século.
31/10/2017 – Pb. Nilson Gomes
Pastor Antônio, eu sei bem o
que é isso, quando estive no Congo Kinshasa, e no Congo Brazzaville, 2 países
vizinhos pó quase 1 ano pregando o evangelho, sei bem o que é isso, a dança
desse povo.
31/10/2017 – Pr. Antonio José de Souza Cantarelli
Para concluir minha
"paixão" neste dia eu diria que dois séculos depois da Reforma quando
a teologia entrava pelo racionalismo é uma espiritualidade vazia, Deus levantou
os irmãos morávios que iniciaram um movimento de oração pela igreja que durou
100 anos. E a partir daí... Vocês sabem o resto. Essa foi a maior Reforma. Deus
não pode ser medido de acordo com a minha liturgia.
Tudo o que escrevi foi do meu
próprio cunho, assino minha participação; referência fruto de leitura e estudo
no decurso de 30 anos vivendo esta paixão.
31/10/2017 – Pr. Themmy Lima
Pastor é isso que espero
reflexões pessoais não de internet. Parabéns para o amado eu mesmo vou postar
meu pensamento após meu culto.
Não poderei estar no Belém
para o evento.
31/10/2017 – Pr. Antonio José de Souza Cantarelli
Não é isso. Veja a minha
liturgia obedece a um padrão. Mas, Deus é Deus. Ele não pode ser avaliado por
nossa liturgia. Ele se faz presente onde tiver um coração que o adore.
Ninguém pode determinar uma
adoração. Ninguém pode medir... Eu estarei indo para Cape Town e depois para
Nigéria para conhecer de perto estes confins que nos une pelo mesmo ideal de
fé.
31/10/2017 – Pr. Themmy Lima
Irmãos hoje o dia foi corrido
e não consegui colocar minhas reflexões sobre a Reforma da maneira que eu
quero, mas amanhã pela manhã estaremos nesse mesmo tema e postarei a reflexão
espero que já na quarta feira estejam no blog todos os pontos de vista.
Muito bom Pastor Temmy Lima.
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