sexta-feira, 3 de junho de 2016

Jesus se decepcionou.

jesus se decepcionou.
Pr. Themmy Lima
Tema: Decepção e traição.  
Título: Jesus se decepcionou.
Texto:e Judas Iscariotes, o que o traiu.” (Marcos 3.19)
Introdução: Que tipo de ligação pode existir entre traição e decepção? 
            No sermão do último 02 de Junho de 2016 – ministrado a congregação, falei sobre ocorrências de decepções, alguns dos motivos pelos quais tanto sofremos quando somos decepcionados. A natureza humana não está preparada para a decepção.
            Assim como a essência Divina, nós os seres humanos possuímos partículas do nosso Criador, por pior que tenha sido o estrago causado pela queda, o homem é inclinado ao bem, procuramos sempre a perfeição isto está em acordo com a unibenevolência.
            Repudiamos as ações más, no entanto, não conseguimos nos desvencilhar delas, o Apóstolo Paulo assim confirmou a degradação parcial da natureza humana: (Rm 7.19 – “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.”.
            A traição só se estabelece quando somos contrariados geralmente por alguém que confiamos e amamos é durante o processo de conhecimento que ocorre o risco de sermos decepcionados.
            Quando determinada pessoa age em desacordo com o quer a lógica estabelece sendo ético e moral, encaramos a ocorrência como “decepção” que nada mais é que desapontamento ou desgosto, ou seja, quando pessoas não atingem o alvo esperado nos desapontam ou causa frustração ao nosso goso malogrando nossa espectativa.
           
ENTENDENDO A TRAIÇÃO – A Palavra “traição” – vem do latimtradere” que sign; (entregar) quando texto de Marcos 3.19 diz: “o que o traiu” está dizendo “aquele que o entregou”, aliás, foi justamente isto, que fez Judas ao entregar Jesus aos soldados romanos.

            Com base nesta introdução quero apresentar alguns sentidos para o chamado, nomeação e escolha dos servos do Senhor, naqueles dias e que está válido também para nossos dias.

1        – O CHAMADO v.13
Subiu ao monte – o texto grego diz apenas “o monte”, mas essa referencia é algo mais do que uma informação geográfica, pois no costume  e cultura da época o monteou o cume dos montes era tradicionalmente cenário para atos divinos e solenes a herança de Elias no Monte Carmelo era vivido em seus corações e costumes a resposta a oração de Elias assim Jesus ao dirigir-se ao monte, seus discipulos agora convocados esperavam uma resposta de Deus para sua convocação.  Lucas é o único que nos informa ter Jesus orado a noite toda para escolher os apóstolos. (Lc 6.12) Mateus vai dizer que ele estava só nessa missão. (Mt 14.23)
1.1  o chamado vem pelo alto
1.2  o chamdo é pelo querer divino
1.3  o chamadi visa o servo vir à ELE
   
2        – A NOMEAÇÃO v.14
(A palavra nomeação como a vemos hoje não parece nos principais manuscritos emnsso idioma o mais aproximado seja, “designou”, seja como for, a convocação é seguida da nomeação = “ser enviado” como uma função e não um oficio.)
2.1 a nomeação tem limite
2.2 a nomeação visa estar com/para ELE
2.3 a nomeação pregar a PALAVRA           
2.4 a nomeação atribuí poder: 2.4.1 – sobre o mundo físico
                                              2.4.2 – sobre o mundo espiritual

3 – OS ESCOLHIDOS v.16-18
(Os escolhidos que também aparecem em (Mt 10.2-4; Lc 6.14-16 e At 1.13), são pessoas imperfeitas carregadas de erros e pecados, por isso o treinamento dos doze é fator importantissimo nos quatro evangelhos, mais do que serem treinados por Jesus (o Criador do universo), era a sua companhia mais do que suficiente.
3.1 Simão – teve seu nome trocado por Jesus seu equivalente no aramaico traduzido é Cefas. (Jo 1.42)
3.2 Tiago – a informação é que era filho de Zebedeu. (é apelidado de Filho do travão (Lc 9.54)), sobre esta aplicação vale registrar que no Oriente Médio o nome estava intimamente ligado à própria essência do ser de uma pessoa. Por isso o termo “filho d trovão” pode referir-se ao caráter de Tiago e João, de forma positiva uma vez que o futuro iria se encarregar de mostrar-lhes os sofrimentos que passariam por amor a Jesus. (Mc 10.38-40)  
3.3 João – irmão de Tiago a, portanto, filho de Zebedeu. (também apelidado de Filho do travão)
3.4 André – Pouca informação se possuiu sobre esse homem, a não ser, ser uma pessoa gentil e simpática. (Jo 1.40, 41; 6.8; 12.22)
3.5 Filipe – (Jo 1.43) por esta passagem vemos que foi chamado no dia seguinte aos demais, assim como a maioria temos poucas informações sobre ele a não ser referências traumáticas descritas por João. (Jô 6.5-7; 12.21; 14.8)
3.6 Bartolomeu – a referência é que seja em Aram. Bar (filho), de Tolmai geralmente identificado com Natanael.
3.7 Mateus – sua profissão o ligava aos odiosos de Roma. Por isto talvez Marcos em 2.14 o descreva como “Levi” talvez por ser descendentes dos levitas.
3.8 Tomé – será decisivo para entendermos a natureza pecaminosa do homem. João retrata Tomé por “Dídimo,” = ser duplo ou ser gêmeo. (Jo 11.16)
3.9 Tiago – filho de Alfeu. Seria ele irmão de Levi filho de Alfeu (2.14)?
3.10 Tadeu – Alguns manuscritos o tratam como “Lebeu”, mas sabemos ainda menos que os demais.
3.11 Simão – a informação que possuímos é que ele era “Zelote” ou “um zelote”. Quem eram os zelotes?
Os zelotes eram um grupo que advogavam revolta armada contra os dominadores romanos, e conseguiram suscitar um fervor nacionalista a um ponto que os judeus palestinos se uniram em rebelião contra Roma, em 66 d.C. Barrabás era um desses nacionalistas muito provavelmente amigo de Simão (Mc 15.7) Jesus advertiu sobre isso (Lc 13.1-5), Mas um fator deve ser registrado o fato de Jesus ter conseguido alistar Pedro e transformar seus ideais nacionalistas é um fator notável e inconfundível sobre o poder a graça de deus sobre sua vida e missão.
3.12 Judas – “o escariótes” = “contestado” mesmo sendo chamado pela Luz preferiu as trevas, na ilusão de não ser descoberta suas obras. (Is 2.19 – Os 10.8 – Lc 23.30 – Ap 6.16) cf; Mc 14.21)
Alguns biblistas têm tentado ligar o nome “escariótes” a duas interpretações possíveis:
a)      Aos sicários = “homens de punhal” ou assassinos. (uma espécie de ala esquerda dos zelotes)
b)      Homem de Kerioth (cidade da Judéia) se for verdade Judas seria o único que não era Galileu.

Hendriksen um comentarista reformado que segue a linha calvinista incrivelmente e seguindo a linha bíblica deixando de lado interpretações pessoas corretamente afirma que “Esse homem, apesar de ser totalmente responsável por suas obras, foi um instrumento do diabo (Jo 6.70-71)”. Pg. 168.

O FATOR DECEPÇÃO – Uma vez apresentado todas as posições sobre decepção e traição bem como a apresentação dos discípulos que se tornariam apóstolos concluímos que o ato de contrariar uma expectativa ética e moral está relacionado aos possíveis desvios bíblicos que determinada pessoa possa cometer.
Em meu livro FAMÍLIA E IGREJA            apresento estes 9 tipos de pessoas em relação à Igreja.
Na mensagem de ontem utilizei apenas três das nove passagens as quais faço notória ao leitor.

Desviados da fé – “Ora, o fim do mandamento é 2 a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que se desviando alguns, se entregaram a vãs contendas,”. (1Tm 1.5-6)
A decepção normalmente nos toca quando a pessoa que amamos encontra-se desviada da fé, seu coração não está puro, sua consciência está em mal estado e sua fé torna-se fingida, (não é autêntica), metem-se rapidamente em confusões (vãs contendas).
  
 Desviados da doutrina – a “Tu repreendeste asperamente os soberbos, amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos.” (Sl 119.21)
A decepção ocorre por que esperamos de alguém que seus atos sejam o que a própria Bíblia diz ser si, sim x não, não, mas como esperar algo desse gênero se a pessoa está fora da doutrina, ou seja, afastada dos mandamentos bíblicos, mesmo que não queiramos temos que corrigir com asperamente na expectativa que venham entender seu estado atual.  

Desviados da verdade – “não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.” (TT 1.14) pessoas que estão desviadas da verdade, (Jesus 14.6).
A decepção ocorre quando esperamos que estas pessoas fossem verdadeiras com seus atos e palavras, mas como esperar isso se estão fora dos padrões éticos e morais da Bíblia.

Conclusão: A decepção não é um estado ruim para quem é decepcionado, pelo contrário, é a evidência da verdade estampada em sua vida, é prova de que você está seguindo caminhos éticos o moral corretamente.
Por isto, meu amado e querido irmão continue se decepcionando com as pessoas é prova que você está na linha correta.
            Já parou para pensar:
            Será que Jesus errou ao escolher Judas?
            Será que Judas tinha sido predestinado para morrer?
            Ou foi uma escolha que fez com o ministério que o Senhor lhe confiou?

            Já parou para refletir:
            Jesus nos escolheu, mas Judas também fez sua escolha.
            Jesus escolheu e foi para a cruz, Judas escolheu e foi para a forca.
            Jesus escolheu morreu e ressuscitou, Judas escolheu e morreu eternamente.  
           
            Não se preocupe com as decepções Judas se enforca sozinho foi ele quem traiu, Deus só nos mandará para o local que em vida escolhermos estar na eternidade.    


Bibliografia
Marcos Introdução e Comentário – MULHOLLAND, Dewey M. – Vida Nova – Pg. 71.
Comentário Bíblico Broadman Vol. 8 – OLIVEIRA, ADIEL A. – JUERP – pgs. 353-356.
Comentário do Novo testamento Marcos – HENDRIKSEN, William – CEP – Pgs. 161-170.
Bíblia de estudo Pentecostal – STAMPS, Donald – CPAD – Diversas Paginas.
Dicionário Bíblico Etimológico de Nomes Bíblicos – MORAES, Elias S. – BEIT SHALOM – – Diversas Paginas.
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa 2ª edição revista e ampliada – FERREIRA, Aurélio Buarque de H. – NOVA FRONTEIRA – Pgs. 524 e 1697.



2 2 ou o amor

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