segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O dia de Jesus - Por Pr. Themmy Lima

O dia de Jesus - Por Pr. Themmy Lima
Texto: João 8.56 – “Abraão, vosso pai, [1]exultou por ver o [2]meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
Introdução: Alguns textos bíblicos nos causam fascinante surpresas um deles encontra-se no evangelho segundo escreveu nosso irmão o Apóstolo João. Em sua narrativa trás uma informação que aos olhos “nus” não causa surpresa, mas ao olharmos com o olhar espiritual veremos tratar-se de uma das mais belas e fascinantes revelações.

A SEGUIR APRESENTAREI UMA EXEGESE – que nos fará apreciar de forma espantosa a revelação registrada por Jesus aquele que os judeus e os cristãos o teriam como o “pai na fé”, emblema de segurança as promessas de Deus para o povo.

ABRAÃO – Este nome por si dó já nos alimenta de informação extraordinária, porque não faz menção a uma pessoa qualquer, mas aquele a qual aprouve Deus resgatar dos povos pagãos ([3]Abrão) e torná-lo um [4]Abraão o pai de uma grande nação. (E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.)
A promessa feita a Abraão estava carregada de mistérios futuros, um deles era que Jesus em sua condição humana era um judeu descendente de Abraão, abençoou todos os povos da terra através:
a)      Sua morte expiatória
b)      Sua ressurreição
c)      Sua oferta de salvação
    
Portanto com a devida mudança inicia-se um relacionamento de ética e conduta que se irá solidificar em fé, nas palavras do Senhor. Abraão tinha tudo para ser como um de nós, além de pecador digno de ir para o sofrimento eterno, contudo foi alcançado o que nos mostra que Deus não faz acepção de pessoas, muito pelo contrário deseja nos salvar tomando como exemplo a vida de Abraão daí o sentido de considerar Abraão o nosso pai na fé. 

VOSSO PAI – esta expressão também é carregada de informações surpreendentes, no texto vemos tratar-se da fala de Jesus, o que por si só torna-se um grande aprendizado, nessa fala Jesus poderia ter dito “o pai” ou “nosso pai”, mas ele categoricamente afirma “vosso” o que indica para uma ancestralidade tanto humana quanto espiritual.
Ö        Humana no sentido de aludir à origem física da nação de Israel que nasceria no deserto.
Ö        Espiritual – no sentido de aplicação da fé contida nos atos de crença de Abração.
Ter Abração por pai é aceitar as regras do jogo entre fé e incredulidade os que se consideram filhos de Abraão o têm por pai justamente por herdarem sua fé e aplicá-la nos seus atos e obediência a Deus. Qualquer ação contraria a isso é excluir qualquer possibilidade de ser considerados [5]filhos de Abraão.
Portanto a afirmação de Jesus atribui àqueles homens a filiação junto a Abraão, pelo lado humano, mas distantes pelo lado espiritual. Ao ponto de chamá-lo de “filhos do Diabo” (Jo 8.44)     

EXULTOU – Esta palavra em língua portuguesa não é tão exaustiva quanto na língua hebraica, contudo, aponta para a alegria sentido por haver visto “o meu dia”, ou seja, o “dia de Jesus”; assim a palavra no seu melhor sentido seja; “Regozijar-se, sentir grande alegria”. O enredo maior debruça nas duas afirmações fornecidas por Jesus “viu-o, e alegrou-se”.

O MEU DIA- Alguns comentarista sugerem que este dia se refere à vida do Senhor aqui na terra, visto que Abraão, em espírito, ainda estava vivo (Mt 22.32). Porém, os verbos no v.56 estão no passado, e sem dúvida a palavra “existisse”, no v.58, indica o passado. Podendo contar varias ocasiões quando Abraão esteve em contato com a Divindade e com a verdade que diz respeito a Cristo:
a)      Quando Deus da Glória lhe apareceu. (At 7.2)
b)      Quando “apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manré” (Gn 18.1)
c)      Em relação a ”tua descendência em Cristo” (Gl 3.16)
d)      Relação ao oferecimento de Isaque, uma figura de Cristo (ressurreição). (Hb 11.19) 
e)      Em relação à pátria celestial. (Hb 11.16)

O próprio João testificou dizendo que ELE (Jesus) era antes dele. (Jo 1.30)
Uma linha herética judaica afirma que Abraão antevia os impérios que haveriam de oprimir Israel, assim como a era messiânica, mas isso não tem respaldo bíblico além do que exposto por mim acima.
 
Pontos de vista sobre o dia de Jesus
Os principais biblistas seguem a linha de que este dia é uma apresentação alegórica das varias Cristofanias de Jesus em o Antigo Testamento apresentadas em o Novo Testamento. Tudo esta relacionado à promessa a Abraão, tendo inicio na chamada em (Gn 12.1-3) confirmada em (Gn 15.4-6) e reafirmadas através da Bíblia.  (Gn 17.1-8; Ne 9.7; Rm 4.17; Hb 11.13)

O livro de Hebreus – declara que como Abraão muitos outros morreram mantendo sua fé intacta, contudo, não testificaram o cumprimento das promessas, (vendo-as, porém de longe – Hb 11.3), a afirmação “de longe” submete o leitor para o Novo Testamento onde se cumpriria todas as promessas feitas a Abraão.

Para entendermos a passagem de (João 8.56), devemos nos remeter para o AT. Num ponto fundamental no (Gênesis 22.1-18), em que Deus prova a fé de Abraão ao pedir Isaque seu filho; Durante o processo para ofertar o menino o mesmo Deus que pede oferta e provê o cordeiro v.13 para o holocausto, este cordeiro aponta para Jesus, o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo (Ap 13.8), assim ao ver que não precisaria mais oferecer seu amado filho, o filho da promessa não tem outro sentimento se não alegrar-se pela vida do filho.
O mesmo Deus que chamara; é o Deus que provê a manutenção da fé. Certamente fé não eram o caso daqueles homens que acreditavam na morte de Abraão (v. 52-53) um pouco mais a frente o evangelista Lucas nos da garantias de que Abraão está vivo. (Lc 16.22-23).

Beacon afirma que Assim como Moisés e Elias, Abraão também esta vivo (Mt 17.3 – Mc 9.4 – Lc 9.30) até porque Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. (Mt 22.32 – Mc 12.27 – Lc 20.38) .   
D. A. Carson – pontua algo interessante sobre o relato da era messiânica, diz: Co respeito a promessa baseado em (Gn 15.17-21), cita Rabi Akiba afirmando que Deus revelou a Abraão os segredos da era futura (isto é, da era messiânica).
Se esse nascimento (Isaque – filho do sorriso) for entendido como inicio da promessa de que por intermédio de Abraão todas as nações da terra seriam abençoadas, então o riso/alegria de Abraão está ligado com sua percepção de que as bênçãos prometidas ainda por vim estavam em processo de realização no nascimento de seu filho.
Obs.: [6]Ele não diz: “Abraão, Pai de vocês, regozijou-se em ver a era messiânica”, mas: “Abraão, Pai de vocês, regozijou-se em ver o meu dia”. O dia ou dia do Senhor tornou-se o dia de Jesus.
            Que dia era esse?
O dia em que salvou Isaque da morte, morrendo em lugar dele. Escatologicamente O dia do Senhor virá, Isaque aponta para o povo escolhido, e Jesus o Cordeiro provido para nossa salvação. (Jo 3.16)
BROADMAN – assegura que a Abraão foi permitido ver pela fé o dia do Messias, e assim antecipar a consumação final das promessas a ele feitas. (Cf. Gn 12.15-18)

HOUSE – Para ver uma comparação entre as falas de Jesus e as respostas dos fariseus sugiro a leitura de O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Central Gospel – Pg. 251.

Conclusão: Talvez Abraão tivesse alguma visão de Cristo (aquele que seria o ungido de Deus), e de seu dia para sua própria satisfação. Em Isaque ele viu uma imagem do dia do evangelho que é o dia/ano de Cristo (Is 58.5, 61.2; Lc 4.19), pois essas coisas eram uma alegoria. Ao oferecer o Cordeiro e não Isaque, ele viu um tipo duplo do grande sacrifício e o fato de chamar o lugar de Jeová Jire – “Será visto”, sugere que ele tenha visto algo mais, que o tempo provaria ser verdade.   
Ainda que o nome Jeová seja uma forma latinizada de apresentar o nome de Deus, mas na verdade o nome DIVINO é através do tetragrama YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: que foi acrescido pelos massoretas as vogais “a-e” para que pudéssemos entender a escrita do nome divino, surgindo assim a palavra "SENHOR" apresentada no Shemá Israel (Dt 6.4; Dn 9.14). As bíblias em versão portuguesa traduziram como "SENHOR" (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, "Senhor".
A primeira vez em que o nome de Deus foi apresentado foi quando Deus se revelou a Moisés naquele momento ELE se fez conhecer pelo "Eu sou quem eu sou" (Êx 3.14).
O nome de Deus especifica um imediatismo, para sua presença quando invocado ou manifestado tornando assim o atributo da SUA onipresença manifesto, portanto, Yahweh além de presente, está acessível, por exemplo, livramento (Sl 107.13), perdão (Sl 25.11) e orientação (Sl 31.3).
Logo, o termo JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" é a manifestação do próprio Deus (Gn 22.14) sendo provisão para Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. E as sua palavra foram Deus proverá nessa ação ele invocou a presença e manifestação do Deus que provê.
  
Bibliologia
Comentário Bíblico Atos do Novo Testamento Volume 2 – KEENER, Craig S. – ATOS – Pg.298.
Comentário Bíblico Beacon Volume 7 (João - Atos)- EARLE, Ralph & MAYFIELD, Joseph H. – CPAD – Pg. 89
Comentário Bíblico Broadman Volume 9 (Lucas e João) – ALLEN, Clifton J. – JUERP – Pags. 343-345.
Comentário do Novo Testamento João – HENRIKSEN, William – Cultura Cristã – Pgs. 405/406.
Comentário do Novo Testamento João – HENRIKSEN, William – Cultura Cristã – Pgs. 405/406.
Conheça sua Bíblia versículo por Versículo Volume 4 João – HEADING, John – ESD – Pg. 203.
O Comentário de João – D. A. Carson – SHEDD – Pags. 357/358
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – HOUSE, H. Wayne – ALLEN, Ronald B. – RADMACHER, Earl D.  – Central Gospel – Pgs. 251/253.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD – Pags. Diversas.
Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal – JUNIOR RIBAS, Degmar – CPAD – Pags. Diversas.  
Bíblia de Estudo Matthew Henry – Henry, Matthew – CG/THOMAS NELSON – Pags. Diversas.
Bíblia de Estudo NVI – SHAW, Gordon – VIDA – Pags. Diversas.
Bíblia de Estudo Plenitude (RC) – HAYFORD, Jack W. – SBB – Pags. Diversas.
Bíblia Revelada Novo Testamento Explicado – ROCHA, Aldery Nelson – VDN – Pags. Diversas.
Bíblia Sagrada Ave Maria Edição de Estudo – MENDES, Marcos Antônio – AVE MARIA/CLARET – Pags. Diversas.




[1] pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes e não o viram; e ouvir o que ouvis e não o ouviram. (Lucas 10.24)
[2] Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. (Hebreus 11.13)
[3] que significa pai da altura. (Gn 17.5)
[4] que significa pai de uma multidão (Gn 17.5) – Deus através de Neemias nos faz o seguinte relato. “Tu és Senhor, o Deus, que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão.” (Ne 9.7) Cf. Romanos 4.17
[5] Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão pratiquem as obras de Abraão. (João 8.39)
[6] Texto extraído do Livro O Comentário de João – D. A. Carson – SHEDD – Pags. 357/358

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